Em 10 meses, 16.272 pessoas foram empregadas no Estado

Balanço divulgado pela Funtrab aponta que duas pessoas foram contratadas a cada hora

- Foto: Divulgação

A cada hora de 2019, duas contratações foram concretizadas em Mato Grosso do Sul. É o que aponta o balanço divulgado nesta terça-feira (17) pela Funtrab (Fundação de Trabalho de Mato Grosso do Sul). Segundo os dados, entre os dias 1º de janeiro e 10 de dezembro 16.272 pessoas foram colocadas no mercado de trabalho.

Ainda conforme o levantamento divulgado pela Funtrab, mais de 600 mil pessoas passaram por atendimento na Funtrab neste período. Dentre as principais demandas a emissão de carteira de trabalho, solicitação de seguro desemprego ou busca por vagas.

De acordo com o diretor-presidente da Fundação, Enelvo Felini, o saldo é altamente positivo e “repercute no desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul”. “Somos o terceiro em colocação no Brasil. Perdemos apenas para Mato Grosso e Santa Catarina”, destacou.

Relatório mais recente do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgado em novembro, mostra que foram realizadas 19.759 contratações com carteira assinada em MS entre janeiro e outubro. O setor de Serviços acumulou saldo positivo de 11.345 contratações, seguido pelo Comércio com saldo positivo de 3.339.

Já a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), do terceiro trimestre de 2019, indicou que Mato Grosso do Sul tem a segunda menor taxa de desocupação do País com 1,3 milhão de pessoas ocupadas e 108 mil desocupadas – em relação ao segundo trimestre de 2019.