Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Política

Reinaldo Azambuja garante 4ª posição no ranking dos governadores que mais cumprem promessas no Brasil

Números avaliam primeiro ano do mandato dos 27 governadores do País

Portal do MS

03 de Janeiro de 2020 - 16:03

Reinaldo Azambuja garante 4ª posição no ranking dos governadores que mais cumprem promessas no Brasil

O governador Reinaldo Azambuja figura na lista dos gestores que mais cumprem promessas no Brasil, revelou nesta sexta-feira (3) o site de notícias G1. Chamado de “As promessas dos políticos”, o levantamento é feito em todo o País e considera compromissos assumidos durante a campanha eleitoral de 2018.

Ao encerrar em 2019 o primeiro ano do segundo mandato como governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja conseguiu cumprir sete dos 24 compromissos assumidos – o equivalente a 29,16% das promessas. A média do sul-mato-grossense garantiu a ele a 4ª posição no ranking dos governantes que cumprem com a palavra dada aos eleitores.

Reinaldo Azambuja ficou atrás apenas dos gestores do Espírito Santo, Renato Casagrande (44,1%); Amazonas, Wilson Lima (43,9%); e Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva (30,7%); e se manteve à frente dos governantes do Ceará, Camilo Santana (26,3%); Sergipe, Belivaldo Chagas (25,9%); Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (23,5%); e São Paulo (22,9%), João Doria.

Entre as promessas cumpridas pelo gestor de Mato Grosso do Sul estão a execução da reforma administrativa, que diminuiu de 10 para nove as secretarias estaduais; o crescimento do emprego formal no Estado – foram 19.181 novas contratações de janeiro a novembro de 2019, conforme o Caged; e a ampliação do número de escolas em tempo integral, que chegará a 42 em 2020.

Outras seis promessas foram executadas em parte – entre elas a implantação de novas unidades do Fácil; a ampliação da estrutura portuária de MS e o uso da hidrovia do Rio Paraguai (em andamento em Porto Murtinho); e a criação de 947 leitos hospitalares (até o final de 2020 a meta é entregar 648).  A análise classifica as promessas nas categorias: “cumpriu”, “em parte”, “não cumpriu ainda” e “não avaliada”.

O levantamento do G1 ainda avaliou as promessas do presidente Jair Bolsonaro. No primeiro ano do mandato, o governante conseguiu cumprir 16 dos 58 compromissos assumidos com os eleitores – o equivalente a 27,58% das promessas. Entre as propostas honradas estão a diminuição de servidores comissionados e o pagamento do 13° salário para quem recebe Bolsa Família.

Reinaldo Azambuja garante 4ª posição no ranking dos governadores que mais cumprem promessas no Brasil