Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolândia

Começa a instalação da rede de energia elétrica na agrovila do Capão Seco

Em fevereiro começa a implantação do sistema de abastecimento d'água do núcleo.

Flávio Paes/Região News

12 de Janeiro de 2020 - 21:55

Começa a instalação da rede de energia elétrica na agrovila do Capão Seco

O vereador Edno Ribas acompanhou no último sábado o início da implantação da rede de energia elétrica na agrovila do distrito do Capão Seco. A empreiteira IBR, contratada pela Energisa, planeja concluir o serviço em 60 dias, o que vai transformar em realidade uma reivindicação da comunidade de quase 4 anos.

Na semana passada o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Ivan de Oliveira Santos, esteve na agrovila e cadastrou 225 moradores, mas a expectativa é que o núcleo tenha mais de 600 ligações.

Atualmente há 125 casas e estabelecimentos comerciais, mas com a chegada da luz e nos próximos dias, da rede de água, o processo de ocupação vai se acelerar. "Com a pavimentação da MS-258 até a BR-060 e a continuidade até a BR-163, na divisa com Campo Grande, esta região vai receber um grande fluxo de veículos. Com isto, certamente, vão prosperar atividades de serviço como posto de gasolina, restaurantes, oficinas, para dar suporte a quem passar por aqui", avalia Edno que fez gestões junto à Energisa, procurou os deputados Gerson Claro e Beto Pereira para garantir a implantação da rede de água e articulou a aprovação da lei que incorporou o núcleo ao distrito de Capão Seco.

A Energisa vai financiar os padrões monofásicos que poderão ser pagos em até 24 meses com um preço dispositivo. Já quem precisar de um suprimento maior de energia, terá de arcar com os custos do padrão.

Começa a instalação da rede de energia elétrica na agrovila do Capão Seco

O início da implantação da rede de energia elétrica culmina um processo iniciado em agosto de 2018, quando o juiz Fernando Freitas Moreira, concedeu liminar, num processo impetrado pela Defensoria Pública. Na época o magistrado deu um prazo de 90 dias para a empresa fazer o rebaixamento da rede e garantir energia elétrica à comunidade.

A execução do projeto esbarrou em questões como a demora da Agesul em definir a faixa de domínio da MS-258, já asfaltada desde a BR-060 até o Capão Seco, mas o Governo planeja estender a pavimentação até a BR-163. Também foi demorado o processo decisório da Prefeitura que só em junho encaminhou à Câmara o projeto que incorporou ao distrito da agrovila. Sem esta alteração, a Sanesul não poderia implantar a rede de água, porque a área de concessão da empresa não abrange a zona rural.

Em fevereiro começa a implantação do sistema de abastecimento d'água do núcleo. A Sanesul vai investir R$ 1,2 milhão na perfuração de um poço com vazão de 15 mil litros por hora, um reservatório com capacidade par 50 mil litros, além de 7 quilômetros de rede com 550 ligações domiciliares.