Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Educação

Mais de 200 mil alunos começam as aulas nesta quarta-feira em Mato Grosso do Sul

Nas escolas Cívico-Militares, aulas terão início apenas no dia 2 de março

Correio do Estado

19 de Fevereiro de 2020 - 08:41

Mais de 200 mil alunos começam as aulas nesta quarta-feira em Mato Grosso do Sul

As férias chegaram ao fim e mais de 200 mil alunos da Rede Estadual de Ensino retornaram às aulas nesta quarta-feira (19) em todos os municípios de Mato Grosso do Sul. São crianças, adolescentes e adultos presentes em salas de aula dos ensinos Fundamental I, Fundamental II, Ensino Médio, Cursos Técnicos e Profissionalizantes, além de projetos educacionais da Secretaria de Estado de Educação (SED).

A data é válida para a maioria das unidades da Rede, exceto para aquelas que fazem parte do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), que terão o início das aulas no dia 2 de março.  Esse ano, o programa conta com duas escolas estaduais em Campo Grande, uma no Jardim Anache e outra no Jardim Los Angeles. Os policiais que vão atuar na escola já foram convocados pelo Governo do Estado.

A escola estadual Alberto Elpídio Ferreira Dias localizada no Jardim Anache, em fase final de construção, vai colocar em prática uma proposta desenvolvida em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado.

Já a outra escola selecionada, a Marçal de Souza, que fica no Jardim Los Angeles, fará parte do Programa com a parceria da Polícia Militar (PMMS). Em 2019, a escola foi responsável pelo atendimento à mais de 800 estudantes, matriculados nos ensinos Fundamental e Médio.

Para o Governo Federal, idealizador do projeto, a escola cívico-militar é um modelo desenvolvido para promover a melhoria na qualidade da Educação Básica do País. A proposta prevê, ainda, a construção de um ambiente de parcerias e de maior vínculo entre gestores, professores, militares, estudantes, pais e responsáveis.

TEMPO INTEGRAL

Neste ano, a Rede Estadual terá aumento nas escolas em Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI). Segundo a Secretária de Educação, no ano passado a Rede Estadual contava com 27 unidades em 16 municípios. Neste ano, serão 42 escolas, espalhadas por 22 cidades em todo o Estado. Somadas às unidades que já atendem essa modalidade, em 2020 Mato Grosso do Sul chega a um total de 62 escolas em tempo integral.

*Com informações do Governo do Estado