Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Mato Grosso do Sul

Dois municípios de MS serão alvos de fiscalização de aplicação de recursos federais

Órgão vai verificar como estão investidas verbas em áreas com saúde e educação.

Correio do Estado

20 de Fevereiro de 2020 - 08:52

Dois municípios de MS serão alvos de fiscalização de aplicação de recursos federais

A Controladoria-Geral da União (CGU) realizou nesta quarta-feira (19) um sorteio para definir os 60 municípios que irão passar por fiscalização para checar a aplicação de recursos repassados pela União para a execução descentralizada de programas federais. De Mato Grosso do Sul, foram escolhidas as cidades de Caracol e Miranda.

Foram sorteados 60 municípios com população de até 500 mil habitantes, exceto capitais, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Capitais e cidades maiores são fiscalizadas em outras linhas de atuação da Controladoria.

Em cada uma das áreas municipais sorteadas, os auditores da CGU analisarão os recursos federais ali aplicados. O objetivo da fiscalização será definido individualmente após a seleção, com base na análise de materialidade e criticidade da aplicação dos recursos destinados a cada município.

Poderão ser fiscalizados, por exemplo, programas das áreas sociais, como saúde e educação, ou programas que receberam maior quantidade de recursos federais. Os trabalhos de campo dos auditores da CGU estão previstos para serem concluídos em agosto, e os relatórios com os achados da fiscalização, em dezembro.