Brasil tem 252 casos suspeitos de novo coronavírus, diz Ministério da Saúde

Segundo boletim divulgado pela pasta neste domingo (1º), não foi registrado nenhum novo caso confirmado da doença, além dos dois já conhecidos, em São Paulo.

Imagem de microscópico mostra o novo coronavírus, responsável pela doença chamada Covid-19 — - Foto: NIAID-RML/AP

O número de casos suspeitos do novo coronavírus subiu de 207 para 252, segundo boletim divulgado neste domingo (1º) pelo Ministério da Saúde. Não foi registrado nenhum novo caso confirmado da doença, além dos dois já conhecidos. O levantamento aponta ainda que outras 89 suspeitas foram descartadas desde o início do monitoramento.

Os 45 novos casos suspeitos são em São Paulo, que passou de 91 para 136. A quantidade de casos descartados no estado subiu de 38 para 48.

Os dois casos confirmados da doença no Brasil são de pacientes de São Paulo que estiveram na Itália, uma das regiões mais atingidas pelo novo coronavírus.

Casos confirmados no Brasil

O primeiro caso foi confirmado na quarta-feira (26/2). Trata-se de um homem de 61 anos, que está em quarentena domiciliar e passa bem.

Ele estava assintomático e, alguns dias depois de chegar de viagem ao Brasil, procurou um serviço de saúde com sintomas respiratórios. Antes, ele havia participado de uma reunião familiar, o que levou o Ministério da Saúde a colocar 30 pessoas que tiveram contato com ele em observação.

O segundo foi confirmado no sábado (29/2) : um homem de 32 anos que também esteve na Itália.

Segundo o Ministério da Saúde, o paciente sentiu os sintomas no mesmo dia do retorno ao Brasil: ele relatou febre, tosse, dor de garganta, dor muscular e dor de cabeça. De acordo com as autoridades brasileiras, o homem vestiu máscara durante todo o voo de volta a São Paulo.

Ele está em casa e passa bem. Ele e a mulher — que não apresenta sintomas — estão em isolamento domiciliar, por precaução.

O vírus que causa a doença ganhou o nome de Covid-19 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Na sexta-feira, o órgão elevou o grau de risco da epidemia do novo coronavírus para "muito alto".

Veja abaixo os casos suspeitos e descartados de Covid-19 no Brasil neste domingo (1º).

Novo coronavírus no Brasil - 1/3

UF Casos suspeitos Casos descartados Casos confirmados
AL 1 0 0
BA 9 4 0
CE 6 2 0
DF 5 1 0
ES 2 1 0
GO 5 0 0
MG 17 3 0
MS 2 0 0
PB 1 1 0
PE 5 2 0
PR 5 3 0
RJ 19 8 0
RN 3 2 0
RS 27 10 0
SC 9 4 0
SP 136 48 2
Total 252 89 2

Número de casos na Itália passa de 1 mil

A Itália — país onde estiveram os dois pacientes infectados pelo novo coronavírus — registrou no sábado o milésimo caso de Covid-19 no país. De acordo com o governo italiano, 1.128 pessoas foram infectadas. É o país mais infectado fora da Ásia.

Inclusive, o primeiro caso de Covid-19 registrado na República Dominicana, no Caribe, é de um italiano de 62 anos que chegou ao país em 22 de fevereiro. Ele só apresentou os sintomas depois da chegada.

Outros países da Europa também registraram mais casos do novo coronavírus. Na França, o número de confirmações chegou a 130 neste domingo, enquanto a Alemanha registrou 117. San Marino e República Tcheca confirmaram os primeiros diagnósticos de Covid-19.

Preocupação na Ásia

Embora a transmissão do novo coronavírus tenha se desacelerado na China, outros países asiáticos registraram um salto no número de diagnósticos de Covid-19. Além disso, a Tailândia registrou a primeira morte decorrente da doença.

Somente neste domingo, o Irã registrou 385 novas infecções pela doença: agora são 978 casos confirmados do novo coronavírus no país. E o Kuwait elevou para 46 o número de casos — a maioria é de pacientes que estiveram em território iraniano ou que tiveram contato com pessoas que viajaram para lá.

AUSTRÁLIA: Primeira morte pelo Covid-19 é de paciente que estava em navio

Também no Oriente Médio, o Catar cancelou a corrida de abertura da temporada de corrida de moto, a MotoGP, que iria ocorrer em 8 de março, em decorrência das restrições de viagem impostas aos passageiros da Itália

Além disso, a Coreia do Sul registrou mais 586 casos de Covid-19 — no total, são 3.736 pessoas infectadas pelo novo coronavírus. É o segundo maior número de infecções depois da China.