Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolândia

Até sair resultado de exame, prefeito vai ficar fora do Paço e só vai despachar de casa

Por 14 dias, o prefeito permanecerá em casa, isolado, despachando com os secretários por videoconferência.

Flávio Paes/Região News

15 de Março de 2020 - 21:43

Até sair resultado de exame, prefeito vai ficar fora do Paço e só vai despachar de casa

O prefeito de Sidrolândia só voltará a dar expediente no Paço Municipal quando tiver confirmado por exame laboratorial que não contraiu o coronavírus. Como medida preventiva, na sexta-feira Marcelo Ascoli já usou máscara nas reuniões com os secretários e nos despachos em seu gabinete.

Por 14 dias, permanecerá em casa, isolado, despachando com os secretários por videoconferência. A primeira delas, foi neste domingo a partir das 19 horas, para discutir medidas de prevenção para tentar quebrar a cadeia de transmissão do vírus.

Embora não apresente sintomas da doença, como no último dia 11, teve contato com o senador Nelson Trad em Brasília, que contraiu o vírus, o prefeito está seguindo o protocolo do Ministério da Saúde que impôs uma quarentena.

O coronavírus 

O novo coronavírus (Covid-19) tem sintomas semelhantes a outras síndromes como resfriado e gripe. Por causa dessa condição, muitas vezes pacientes podem se confundir em relação à sua condição, o que pode gerar problemas, minimizando um cuidado necessário à prevenção contra a pandemia que assola o mundo e o Brasil.

Para esclarecer as diferenças, o Ministério da Saúde elaborou materiais de divulgação explicando cada uma das síndromes e como os sintomas se manifestam. No caso da febre, por exemplo, a ocorrência dela é comum em casos de Covid-19 e de gripe, mas rara em resfriados.

Os espirros são comuns em resfriados, mas raros tanto em gripes quanto em Covid-19. O nariz entupido aparece frequentemente em resfriados, às vezes em gripes e, raramente, em casos do novo coronavírus. A dor de cabeça é rara em resfriados, comum em gripes e pode surgir em infecções pelo novo coronavírus.

Quando uma pessoa estiver com sintomas correspondentes à Covid-19, é importante seguir as orientações do Ministério da Saúde e procurar um posto de saúde para obter orientação médica quanto às medidas.