Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 18 de Abril de 2024

Mato Grosso do Sul

Detran/MS volta atendimento presencial nesta segunda-feira

A recomendação é que os serviços sejam feitos de forma on-line e somente em casos de necessidade o contribuinte deve procurar uma agência.

Gildo Tavares/Região News

12 de Abril de 2020 - 18:55

Detran/MS volta atendimento presencial nesta segunda-feira

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran/MS) volta o atendimento presencial para o público nesta segunda-feira, 13 de abril. Os colaboradores vão trabalhar de forma escalonada, para evitar aglomerações nos postos de atendimento das 7h30min às 16h30min em sua sede e nas agências do interior, com pausa para o horário de almoço entre as 11h30min e 12h30min.

Esta medida não abrange as unidades instaladas nos shoppings Campo Grande, Bosque dos Ipês e Pátio Central, na Capital, respeitando decreto do Executivo Municipal. Nos Fáceis, o atendimento será das 8h às 16h30, também com o mesmo período de parada para o almoço durante o expediente.

Mesmo com a abertura das portas para o atendimento, a recomendação é para que os contribuintes usem os serviços do Detran Mobile, por causa do coronavírus. Com ele é possível emitir o licenciamento, pagar os débitos e facilita muito o controle de multas de veículos, além da importância de se ter o aplicativo da Serpro, Carteira Digital de Trânsito, onde é possível que o cliente disponha de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Certificado de Registro de Licenciamento Veicular (CRLV) em formato digital, “legalmente válido” por meio do celular.

O diretor-presidente do Detran/MS, Rudel Trindade, disse que o órgão vem tomando todas as medidas para minimizar os transtornos para a população. “Programamos nossas atividades de forma a minimizar os transtornos. E como fizemos isso? Prorrogando os prazos: carteiras de habilitação vencidas, multas. Uma pessoa que comprou um carro novo, pode andar, até então, por prazo indeterminado, somente com a nota fiscal. Enfim, fizemos isso para que não tenhamos prejuízos”, enfatizou.

Em alguns casos específicos será necessária a procura por uma das agências. É o caso de quem precisa tirar a segunda via da CNH. Neste caso, a maior parte do processo deve ser feita pelo canal CNH Ágil, que consta no site do Detran. “Nosso site é muito completo e estamos ampliando ainda mais. A ideia é que renovação de CNH ou extraio seja feito pelo site em breve”, explicou. “Hoje o cliente precisa registrar o boletim online e precisa fazer a requisição presencialmente, pode fazer isso a partir de segunda”, explicou.
No retorno dos atendimentos também poderão ser feitos os emplacamentos de veículos de acordo com as necessidades. Dúvidas também podem ser sanadas pelo e-mail [email protected].