Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolândia

Equipes da Saúde e da Assistência Social monitoram moradores de rua de Sidrolândia

O trabalho tem como finalidade prevenir a contaminação destas pessoas pela Covid-19.

Gildo Tavares/Região News

15 de Abril de 2020 - 16:01

Equipes da Saúde e da Assistência Social monitoram moradores de rua de Sidrolândia

Equipes da Secretaria de Saúde, representada pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e da Secretaria de Assistência Social, via Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), vem monitorando as pessoas em situação de rua em Sidrolândia. As visitas acontecem às terças-feiras, onde os grupos costumam se aglomerar. O foco da ação é para protegê-las da Covid-19.

A ação vem surtindo efeito, e pelo menos quatro pessoas que moravam nas ruas de Sidrolândia aceitaram receber ajuda dos profissionais. Três delas foram encaminhadas para a Casa de Passagem, onde recebem todo tudo de assistência e se for o caso, são encaminhada para receber tratamento médico e psicológico.

O outro caso aconteceu nas abordagens que foram feitas ontem. Uma pessoa que estava morando na rua, que tem residência em Sidrolândia, resolveu voltar para casa, no bairro Malvinas, onde moram seus pais, que estavam desesperados com a situação do filho.

Para seguir com o tratamento, o rapaz está com consulta marcada no Centro de Atenção Psicossocial (CAP), onde receberá os cuidados necessários.
A Coordenadora do Nasf, Rita Samara Pedroso Mendes, disse que durante as abordagens é verificado o estado de saúde, com a aferição de febre e mesmo se a pessoas não queira receber o tratamento, a equipe continha monitorando o comportamento delas, para verificar alguns sintomas da Covid-19, ou mesmo de outras possíveis doenças.

“Neste período de inverno vamos monitorar estas pessoas de perto, por causa do frio, pode acontecer que entre elas apareça um foco da Covid-19”, disse Rita.
A Assistência Social entra em ação quando uma pessoa resolver aceitar o tratamento, é a equipe do Creas, que faz os agendamentos e o acompanhamento das pessoas durante as consultas.

A peregrinação das equipes acontece todas as terças-feiras, excepcionalmente na semana que vem será na quinta-feira por causa do feriado de Tiradentes, que será no dia 21, terça-feira.