Em carta aberta, trabalhadores defendem isolamento social e apoiam medidas do prefeito para conter o Covid-19

No documento traçam um painel da evolução da pandemia no mundo, em particular no Brasil, lembrando que por enquanto não há vacina contra o Covid-19.

Coronavírus. - Foto: Divulgação

Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentre outros profissionais da saúde de Sidrolândia, estão solidários com as medidas de distanciamento adotadas pelo prefeito Marcelo Ascoli por entenderem que o isolamento social é a única medida preventiva eficaz para quebrar a cadeia de transmissão do novo coronavírus.

Em carta aberta, que tem entre seus idealizadores o médico Maurício Anache, a categoria sustenta que não há outro caminho, por contrário, “muitas pessoas vão ficar doentes ao mesmo tempo e assim nosso sistema de saúde não vai colapsar”.  No documento traçam um painel da evolução da pandemia no mundo, em particular no Brasil, lembrando que por enquanto não há vacina contra o Covid-19.

“Não é uma gripezinha boba, é uma doença grave, que faz uma pneumonia importante, que em muitos casos o paciente necessita de UTI, lembrando também de que esta doença não respeita idade ou classe social, podendo atingir não só idosos, mas jovens, crianças e adultos”, pontua o documento e acrescenta:

“Observando o que ocorre em outros países, e também em São Paulo, temos que diminuir a curva de contaminação em nossa cidade, ou seja, “achatarmos a curva”. Fazendo isto teríamos a sorte de nosso sistema de saúde suportar a carga de doentes.  Não diminuindo a curva de contágio, poderíamos, sendo otimista, precisar de 25 respiradores, por um período de três meses para tratar nossos doentes. Não temos estes aparelhos hoje e provavelmente não teremos”. 

Confira na íntegra o documento

Carta á população de Sidrolândia

 

Nós, trabalhadores da área de saúde do município de Sidrolândia, que assinam esta carta, informamos e orientamos:

 

  • 1 - Passamos por um período muito difícil de nossas vidas, na luta contra a pandemia Covid -19. 
  • 2 - Pandemia que é produzida por um coronavírus, causando uma doença nova, com letalidade que vai de aproximadamente 1% a 11%. 
  • 3 - Como é uma doença nova não temos ainda vacina, e pesquisadores do mundo todo estão em busca de uma medicação que cure está doença. Ainda não encontraram esta substância, embora bons resultados tenham sido relatados com o uso de antivirais e também com a hidroxicloroquina. 
  • 4 - Como ainda não temos a vacina e as medicações usadas não nos garantem ainda uma porcentagem alta de cura, hoje, as armas mais importantes no combate ao coronavírus são a higienização constante das mãos e o distanciamento social, medidas estas orientadas pela OMS. 
  • 5 - Nosso país está tendo a oportunidade de assistir o que está ocorrendo na Europa e Estados Unidos, vendo seus acertos e erros. 
  • 6 - Países que demoraram muito para diminuir a movimentação de sua população estão hoje com o maior número de mortos pelo Covid -19, provavelmente devido ao fato de que muitas pessoas terem ficado doentes ao mesmo tempo, fazendo com que o sistema de saúde não conseguisse tratar todos os pacientes ao mesmo tempo ou seja o sistema de saúde entrou em colapso nestes locais. 
  • 7 - Sendo assim, voltamos a afirmar que a maior arma para o controle desta doença é o distanciamento social, ou seja, ficar em casa e evitar o contato com outras pessoas. 
  • 8 - Fazendo este distanciamento evitamos que muitas pessoas fiquem doentes ao mesmo tempo e assim nosso sistema de saúde não vai colapsar.
  • 9 - Observando o que ocorre em outros países, e também em São Paulo, temos que diminuir a curva de contaminação em nossa cidade, ou seja, “achatarmos a curva”. Fazendo isto teríamos a sorte de nosso sistema de saúde suportar a carga de doentes.
  • 10 - Não diminuindo a curva de contágio, poderíamos, sendo otimista, precisar de 25 respiradores, por um período de três meses para tratar nossos doentes. Não temos estes aparelhos hoje e provavelmente não teremos. 
  • 11 - A covid -19 não é uma gripezinha boba, é uma doença grave, que faz uma pneumonia importante, que em muitos casos o paciente necessita de UTI, lembrando também de que esta doença não respeita idade ou classe social, podendo atingir não só idosos, mas jovens, crianças e adultos. 
  • 12 - Na Itália devido ao erro do não distanciamento social, médicos estavam escolhendo quem iria viver ou morrer, devido à falta de respiradores.
  • 13- Nos EUA, estão morrendo mais de 2000 pessoas por dia de Covid -19.
  • 14 - NÓS NÃO QUEREMOS QUE ISTO OCORRA EM SIDROLÂNDIA
  • 15 - Nós da saúde de Sidrolândia, estamos prontos para atender nossa população. Estamos fazendo cursos de reciclagem, estudando rotinas médicas em relação à Covid-19, mas precisamos que façam a parte de vocês. FICANDO EM CASA, PRATICANDO O DISTANCIAMENTO SOCIAL E USANDO MÁSCARAS QUANDO TIVEREM QUE SAIR.
  • 16 - Sabemos dos problemas sociais e econômicos de medidas que restringem a movimentação de pessoas, mas o governo federal está tomando medidas para diminuir este impacto econômico na vida das pessoas, como também a prefeitura.
  • 17 - Agora, o mais importante é preservamos vidas, não adianta termos o emprego e não termos a vida.
  • 18 - Estamos preocupados sim, é uma doença grave que pode tirar a vida de muitas pessoas em nossa cidade, temos que evitar isto. Nós da saúde temos que trabalhar, não podemos ficar em casa nos protegendo contra o coronavírus. VOCÊS QUE PODEM, FIQUEM EM CASA.
  • 19 - Para encerrar, além da função informativa, esta carta tem também a intenção de dar apoio e dizer que estamos de acordo com as medidas tomadas pelo prefeito Dr. Marcelo Ascoli, pois entendemos a gravidade da pandemia e a sua preocupação em preservar vidas.
  • 20-FIQUEM EM CASA - USEM MÁSCARAS - PRATIQUEM O ISOLAMENTO SOCIAL

Assinam:

- MAURICIO ANACHE;

- CLEIDE ROQUE MACHADO;

- SILVIA MARINHO;

- RENATO LIMA;

- MONIQUE ZORZETO;

- SANDRA REGINA MASSUDA ALBUQUERQUE;

- ELIZABETH MIOTTO;

- AMANDA DE ARAUJO;

- JEAN ROBERTO ORDAKOSKI;

- MARIANA HELENA BARBOSA;

- ELCIO REIS;

- ALINE SERRANO SPATINE;

- VIVIANI MITANI;

- SHEILA TRINDADE;

- GUILHERME ALVES DE OLIVEIRA;

- CLAUDIA QUADROS MOREIRA;

- JAQUELINE PUERTA PEREIRA;

- TEILA MARIA RODOLPHO FERREIRA;

- RENATA MARÇAL SACAI;

- LAÍZA DA SILVA SILVÉRIO;

- KEILA ANDRÉA PEREIRA MAGALHÃES;

- VALDETE CARDOSO DA SILVA;

- CLAUDINÉIA PALMAS NANTES;

- MARIA JULIANE PEREIRA LOPES GOMES;

- DEGMAR ROSSI;

- ANA LÍDIA ASCOLI;

- JAYANA SOUZA BARBOSA;

- SAMARA RICARDI;

- LIS BETANIA MEDINA;

- LILIANE LOPES;

- ANÁLIA MARTINS;

- ROBERTA LESCANO;

- VANYA ASSIS;

- ANA CLÁUDIA FAUSTINO;

- RONALDO LOPES;

- IDALINA MARQUES DE ARAUJO;

- CARLA ALINE FERRI DO CARMO;

- NAIR MENDES MARTINS DE ALMEIDA;

- ELIZABETH DIAS DE OLIVEIRA AGUILLERA;

- DENISE LEITE CALIXTO;

- BELMIRA CORREA MACHADO;

- ELEN RODRIGUES NANTES NOVAES;

- VERONICA PIRES MACHADO NASCIMENTO;

- ROSANI DA SILVA;

- LOYS LANY MORAES BASILIO;

- SOLANGE RODRIGUES DA MATA;

- MÁRCIA RAMOS SOARES;

- JESSICA APARECIDA BENETI TOLDO;

- LARISSA DA SILVA ARGUELHO;

- ILMA VENITES;

- ROGÉRIO GONÇALVES;

- ROSILEI DE OLIVEIRA SANTANA;

- ANDRÉIA DE SOUZA VAREIRO;

- ARISTEU MITANI;

- ANDREIA FOGOLIN;

- POLLYANA TOLDO NANTES;

- DIEGO SANTOS SILVÉRIO;

- ROSANE TEREZINHA CEMBRANEL;

- ELISÂNGELA GUARDIANO JAMAR;

- MARCELO TRINDADE JÚNIOR;

- LUCINERI DOS SANTOS;

- DORALICE APARECIDA FERREIRA;

- TATIANA NANTES;

- KATIA CRISTIANE AMARILHA CÉSPEDES;

- ADERLANDIA DIAS;

- MARICELIA CORREA;

- PATRÍCIA BRANDÃO ALVES PEREIRA;

- SHEYLA SANTIAGO BENITES;

- ANA PATRÍCIA SIQUEIRA CAMPOS;

- MAURO PASSAIA;

- LETICIA MARIA SITORSKI MÜLLER;

- GILMAR MARQUES DE LIMA;

- ROZELI FREITAS E SILVA;

- WANESSA ADORYAN;

- CEZAR RODRIGUES DE BRITO;

- ANCELMA VERDELHO DOS SANTOS;

- CARLOS VINICIUS RODRIGUES LEÃO;

- MARILEIA MATOS DE OLIVEIRA;

- THIAGO PRATA;

- ADELAIDE VIANA GARCIA;

- ALINE SCHULTZ;

- ADRIELLY DOS SANTOS MOURA;

- NELCY FIORAVANTE;

- ELIZETE CRISTALDO MALHEIROS;

- DENISE CAROLINE PIRES REGINALDO; 

- SILMARA TEIXEIRA ANUNCIAÇÃO.