Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Brasil

Em videoconferência do G20, Teich diz que 'não tem caminho fácil' para saída da crise do coronavírus

Ministro da Saúde também afirmou que pandemia traz desafios 'profundos', sociais e econômicos, e que Brasil reconhece papel da OMS. Ele diz que Brasil está comprometido em trabalhar com outros países.

G1

19 de Abril de 2020 - 15:37

Em videoconferência do G20, Teich diz que não tem caminho fácil para saída da crise do coronavírus

O ministro da Saúde, Nelson Teich, afirmou neste domingo (19), durante uma videoconferência que reuniu ministros da Saúde de países do G20, que não há "caminho fácil" para que o mundo saia da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, e que os sistemas de saúde não serão mais os mesmos.

Teich assumiu o ministério na última sexta (17), no lugar de Luiz Henrique Mandetta, demitido pelo presidente Jair Bolsonaro em meio a embate público envolvendo as medidas de isolamento - defendidas por Mandetta e criticadas por Bolsonaro - para controle do vírus no Brasil.

“Não tem caminho fácil para sair da crise e acredito que os sistemas de saúde nunca mais serão os mesmos depois dessa experiência", afirmou Teich em sua fala durante a videoconferência.

O ministro da Saúde afirmou ainda que o Brasil reconhece o papel e a importância do trabalho da Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta pandemia que, segundo ele, traz desafios "profundos" para todos os países.

“A urgência da covid19 está nos confrontando a todos, e isso é crítico. E parabenizamos essa reunião dos ministros da Saúde do G20, considerando os profundos desafios que essa pandemia traz para o bem-estar social e econômico da nossa população neste momento”, afirmou.

Nelson Teich ressaltou que a reunião foi sua primeira participação internacional como ministro, e ressaltou que o Brasil se compromete em cooperar com os outros participantes.

"Levando em conta que essa é minha primeira participação internacional como Ministro da Saúde do Brasil, eu quero aproveitar essa oportunidade para reforçar o compromisso brasileiro em trabalhar junto e achar soluções", ele finalizou.