Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 20 de Abril de 2024

Saúde

Após imunizar 98,17% dos idosos, Saúde agora vai vacinar indígenas, policiais e motoristas

A Secretaria Municipal de Saúde, acompanhando o calendário nacional, promove até o dia 8 de maio a segunda etapa da vacinação contra gripe influenza. Serão atendidos agora os profissionais de segurança

Flávio Paes/Região News

19 de Abril de 2020 - 19:12

Após imunizar 98,17% dos idosos, Saúde agora vai vacinar indígenas, policiais e motoristas

A Secretaria Municipal de Saúde, acompanhando o calendário nacional, promove até o dia 8 de maio a segunda etapa da vacinação contra gripe influenza. Serão atendidos agora os profissionais de segurança, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, detentos, adolescentes infratores, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo, portuários e a população indígena.

Em todo o Estado, o público alvo da segunda fase é de 151 mil pessoas. Neste ano foram registrados 832 casos de influenza (8 pessoas morreram) em Mato Grosso do Sul, só duas notificações em Sidrolândia. Na primeira etapa, mais de 4 mil pessoas foram vacinadas, sendo 3.639 idosos (98,17% da meta) e 405 trabalhadores da saúde (54,44% da meta). Segundo o secretário Nélio Paim, falta computar (no caso dos idosos) moradores de alguns assentamentos, como o Barra Nova e o Eldorado.

Para evitar aglomerações, optou-se por uma estratégia de vacinação domiciliar desta população que integra o grupo de risco do Covid-19 e que no período de inverno (que se aproxima) sofre com problemas respiratórios de forma mais acentuada. A Secretaria de Estado de Saúde distribuiu 375 mil doses de vacinas aos municípios. O Ministério da Saúde vai enviar um total de 1 milhão de doses de vacinas em 14 remessas. O Ministério já enviou cinco lotes.

Em Mato Grosso do Sul a campanha será dividida em três fases. Durante a primeira fase, entre 23 de março a 15 de abril, Mato Grosso do Sul vacinou 257 mil pessoas, sendo 215 mil idosos, chegando a 88,19% de cobertura vacinal, e 40,1 mil profissionais de saúde, 67,47% de cobertura. Os idosos e profissionais de saúde que não se vacinaram durante a primeira fase podem se vacinar ao longo da campanha de vacinação.

A terceira etapa da vacinação será de 9 de maio até 22 de maio e serão vacinadas Professores das escolas públicas e privadas, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas, adultos entre 55 à 59 anos de idade e pessoas com deficiência. O público alvo em Mato Grosso do Sul representará 902.280 pessoas. A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis. Em 2019, Mato Grosso do Sul atingiu a meta com a cobertura de 91%.