Tip Top inicia distribuição gratuita de 8.600 máscaras e desde fevereiro só passou a produzir o acessório

Serão dois horários de entrega em frente da fábrica, na saída para Campo Grande, das 8 às 10 e das 13 às 16 horas.

Serão dois horários de entrega em frente da fábrica, na saída para Campo Grande, das 8 às 10 e das 13 às 16 horas. - Foto: Marco Tomé/Região News

A unidade de Sidrolândia iniciou na manhã desta terça-feira (28) a distribuição gratuita de 8.600 máscaras divididas em 1.720 kits cada um com 5 unidades. Serão dois horários de entrega em frente da fábrica, na saída para Campo Grande, das 8 às 10 e das 13 às 16 horas. A empresa adotou um protocolo de biossegurança, como o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas.

Desde fevereiro, segundo a encarregada de produção, Vera Lúcia Lopes Coelho, a produção de roupas infantis foi substituída pela fabricação de máscaras, que é levada para São Paulo, de onde é comercializada para o resto do país. A fábrica tem hoje 195 funcionários e chega a produzir até 19 mil máscaras por dia.

Diante da dificuldade até para a compra de máscara, indicada pelos especialistas como uma medida de prevenção para evitar o coronavírus, a empresa tomou a iniciativa de doar este lote do acessório que hoje custa mais de R$ 5,00, aquelas caseiras, produzidas em tecido. A ideia foi bem recebida por quem já foi hoje de manhã pegar seu kit. “Estas máscaras chegam em boa hora. É uma forma de prevenção, principalmente, para os idosos, que precisam sair de casa para receber”, avalia Lino Matiazzo. Ele aproveitou para levar um kit que atende pessoas de um grupo da terceira idade.

Além da Tip Top, outra empresa instalada em Sidrolândia, a JBS, também vai promover uma ação social. A empresa vai doar 35 mil máscaras para o Hospital Elmiria Silvério Barbosa, para atender os funcionários, paciente ou quem for em busca de atendimento.  

Para ser eficiente como uma barreira física, a máscara precisa seguir algumas especificações, que são simples. É preciso que a máscara tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja dupla face. E mais uma informação importante: ela é individual. Não pode ser dividida com ninguém.

As máscaras podem ser feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que desenhadas e higienizadas corretamente. O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas cobrindo totalmente a boca e nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.