Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolândia

Vereador Jean Nazareth passa por cirurgia para retirada de cálculo renal

O procedimento aconteceu no Hospital da Cassems em Campo Grande.

Gildo Tavares/Região News

30 de Abril de 2020 - 09:53

Vereador Jean Nazareth passa por cirurgia para retirada de cálculo renal

O vereador Jean Nazareth passou por uma cirurgia para a retirada de um cálculo renal no Hospital da Cassems em Campo Grande. O procedimento, que foi a laser, aconteceu na tarde desta quarta-feira, 29 de abril. O parlamentar passa bem e deve receber alta hoje por volta de 12h. Dentro de três semanas ele deve passar por outro procedimento para retirar a restante da pedra, que não foi possível ser retirada inteira no procedimento realizado ontem.

Jean disse que vinha sentindo dores desde segunda-feira e na terça procurou atendimento médico no Hospital Elmíria Silvério Barbosa, por volta das 14h, onde ficou constatado que era a pedra no rim. Com o resultado, fez a medicação na intenção de que as dores iriam cessar o que não aconteceu.

Com fortes dores, se deslocou por volta das 3h30min da madrugada de quarta-feira, para o Hospital da Cassems em Campo Grande, onde ficou internado e longo em seguida começou a preparação para o procedimento cirúrgico, que aconteceu por volta das 17h.

Em conversa com a reportagem do RN, Jean disse que está se sentindo bem e que deve voltar para casa ainda hoje, mas que deverá passar por um novo procedimento cirúrgico dentro de três semanas. “A pedra era grande, tinha cerca de 1,5 cm e não saiu inteira. O médico preferiu fazer parte do procedimento agora e daqui a três semanas fazer outra cirurgia para retirar o restante”, falou.

Neste período Jean deve permanecer em repouso até que a outra cirurgia seja realizada. “Estou me sentindo bem, daqui a pouco vou para casa para me recuperar e esperar a outra cirurgia”, disse.

Esta é a segunda vez que Jean passa por cirurgia para retirada de pedra no rim, há quatro anos ele passou pelo mesmo procedimento.

Prevenção

A prevenção é crucial no caso dos cálculos renais, porque em sua formação eles precisam de tempo para acumular-se e de um local propício do trato urinário.

Para evitar esse acúmulo, recomendam-se medidas que aumentem o fluxo urinário: tomar muito líquido, evitar infecções e esvaziar a bexiga antes de senti-la cheia.

Uma vez que a formação de cálculos está relacionada com a absorção de cálcio, a modificação de hábitos alimentares é um procedimento atraente na prevenção.