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Sidrolândia

DNIT começa correção do pavimento antes de aplicar lama asfáltica na Avenida Dorvalino

O serviço antecede a aplicação de lama asfáltica, o chamado micro revestimento que é um serviço de manutenção periódica.

Flávio Paes/Região News

15 de Maio de 2020 - 08:19

DNIT começa correção do pavimento antes de aplicar lama asfáltica na Avenida Dorvalino

Equipes da Engepar Engenharia, empreiteira contratada, estão trabalhando na pista sentido Maracaju da Avenida Dorvalino dos Santos, trecho urbano da BR-060, na correção de trechos danificados, com a retirada do asfalto antigo e aplicação de nova capa.

O serviço antecede a aplicação de lama asfáltica, o chamado micro revestimento que é um serviço de manutenção periódica da rodovia. A empresa fará o serviço num trecho de 138,2 km, entre Campo Grande e Nioaque no trevo da Pedra, ponto de conexão com a MS-166, ligação com Maracaju e Antônio João.

Segundo o engenheiro supervisor do serviço, o asfalto está em boas condições, mas vai ser feita a correção de algumas imperfeições decorrentes do tráfego e da infiltração de água da chuva, será aplicada a lama asfáltica que cobrirá as rachaduras (trincas) abertas naturalmente com o processo de deterioração do pavimento.

Em alguns trechos, onde o pavimento está mais desgastado, serão feitos remendos profundos, o asfalto antigo é retirado e aplicado um novo pavimento. Este serviço já foi feito no trevo da Pedra em Nioaque.

A Engepar foi contratada pelo DNIT, ao custo de R$ 14,2 milhões, para fazer a manutenção deste trecho da BR-060 (de Campo Grande e a Nioaque) e mais um trecho do anel rodoviário da Capital, entre as saídas para Aquidauana e Sidrolândia, numa extensão de 33,9 km. O contrato abrange conservação rotineira, como tapa-buracos, remendos, limpezas de sarjetas e bueiros, capina e roçada, pintura de faixas e destocamento de árvores.

Está prevista a ainda a correção preventiva periódica de defeitos por fresagem e aplicar micro revestimento a frio. Em Mato Grosso do Sul, a BR-060 começa na ponte sobre o Rio Apa, em Bela Vista, fronteira do Brasil com o Paraguai e termina em Chapadão do Sul, na divisa com Goiás.

O DNIT contratou, em julho de 2019, a empresa mineira Civilpav Construções LTDA para recuperação e conservação de outros 143 quilômetros da BR-060, entre o entroncamento com a MS-324, em Paraíso das Águas, até a ligação com a BR-163 em Bandeirantes, ponto conhecido como Congonha. O pagamento foi fixado em R$ 16,2 milhões.