Senha vulnerável facilitou ataque de Hackers em sites do Governo

O primeiro site invadido foi da PM, por volta das 21h. Já a entrada no Portal MS foi por volta da meia-noite.

Postagem feita por hacker no site da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda) - Foto: Campo Grande News

Sites do Governo de Mato Grosso do Sul estão sofrendo tentativas de ataque desde a noite de segunda-feira (18.5). Invasores chegaram a entrar nos sistemas de publicação dos sítios eletrônicos da Polícia MIlitar e do Portal MS e fizeram postagens de destaque.

O primeiro site invadido foi da PM, por volta das 21h. Já a entrada no Portal MS foi por volta da meia-noite. Os hackers conseguiram acessar a relação de usuários autorizados a fazer publicações nos sites, segundo o coordenador da SGI Celso Tanaka.

As postagens dos hackers foram apagadas pela Superintendência de Gestão da Informação e o login do usuário invadido foi bloqueado.

Os hackers conseguiram fazer a invasão por meio de um login de usuário com uma senha fraca. Tanaka recomenda que os usuários tenham senhas diferentes para cada serviço e que elas sejam complexas, misturando letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais. Números sequenciais também devem ser evitados.

“O hacker pode usar a senha para invadir outro serviço do mesmo usuário. Por isso, pedimos para, se possível, ter senhas diferentes para cada serviço e que elas tenham um certo nível de complexidade”, disse Tanaka.