Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Coronavírus

MS registra 94 novos casos e chega a 1.356 de pessoas com coronavírus, diz boletim da SES

Foram registrados novos casos da doença em 14 cidades do estado.

G1 MS

29 de Maio de 2020 - 14:55

MS registra 94 novos casos e chega a 1.356 de pessoas com coronavírus, diz boletim da SES

Mato Grosso do Sul registrou 94 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas. O estado atingiu o número de 1.356 pessoas contaminadas com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da secretaria estadual de Saúde divulgado nesta sexta-feira (29).

Foram registrados casos da doença em 14 cidades do estado, sendo os cinco municípios com a maior quantidade de registros: Rio Brilhante, com 20; Dourados, com 16; Campo Grande, com 13, Fátima do Sul, com 10 e Douradina, com 9.

No acumulado de casos desde o início da pandemia, Campo Grande tem o maior número do estado, com 278. Depois aparecem Dourados, com 236 e Guia Lopes da Laguna, com 225.

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, voltou a reafirmar que a curva de casos da covid-19 no estado continua em crescimento exponencial e que é necessário buscar alternativas para frear esse aumento. Voltou a falar da taxa de contaminação do estado, 3,8, ser o dobro da média nacional, que é de 1,9, e atribuiu a situação a dois focos da doença em Mato Grosso do Sul. Um no sudoeste, atingindo os municípios de Guia Lopes da Laguna, Jardim e Bonito e Bela Vista. E o segundo na região da Grande Dourados.

Em Dourados, onde a disseminação estava ocorrendo a partir de um frigorífico, ele disse que estão sendo testados todos os trabalhadores da empresa, mais de 5 mil.

Das pessoas que foram infectadas pelo novo coronavírus em Mato Grosso do Sul, 763 estão cumprindo quarentena, em isolamento domiciliar. Outras 65 estão internadas. Uma delas faz tratamento no estado mas é morador de outra unidade da federação e, por isso, o registro não é contabilizado localmente. Dos hospitalizados 14 estão em unidades de terapia intensiva.

A secretária estadual adjunta de Saúde, Christinne Maymone, destacou nesta sexta o elevado número de pacientes internados com covid-19 na região da Grande Dourados. Disse que das 65 pessoas hospitalizadas no estado, quase 55% é da região. Apontou ainda que a testagem quem vem sendo feita em Dourados, por meio do drive thru tem registrado nos últimos dias um aumento da quantidade de casos positivos, assim como vem ocorrendo também em Campo Grande. Por conta desse quadro reiterou o pedido de apoio a população no sentido de manter o isolamento social, adotar medidas de higiene e usar máscara.

De acordo com a SES, 30,7% das pessoas que contraíram a doença no estado, o que representa 417 pacientes, já estão recuperados. Entretanto, a covid-19 provocou 18 mortes.