Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 20 de Abril de 2024

Coronavírus

Aos 99 anos, idoso se recupera da Covid-19 e sai andando de hospital

Morador em situação de rua, Guittierre Fernandes ficou 14 dias internado em hospital.

Correio do Estado

31 de Maio de 2020 - 18:45

Aos 99 anos, idoso se recupera da Covid-19 e sai andando de hospital

Aos 99 anos, Guittierre Fernandes acena com tranquilidade para a câmera, após finalizar o tratamento contra a Covid-19. Internado durante 14 dias, no Hospital Regional de Coxim, o paciente chegou a ser considerado um caso grave, mas superou os problemas de saúde e conseguiu receber alta ontem (30).

O prefeito de Coxim, Aluizio São José, explica que em função das comorbidades que o paciente apresentava no início da internação, o caso era considerado grave. “Em função da idade do paciente, dele apresentar comorbidades, como hipertensão, diabetes e da doença estar bastante avançada, consideramos o caso grave. Mas, o paciente recebeu bem o tratamento da equipe de saúde, dos medicamentos que foram destinados e conseguiu se recuperar, o que é um motivo de grande alegria para nós, para a equipe de saúde do hospital”, ressalta.

Morador em situação de rua, Guittierre Fernandes apresentou sintomas da doença – dificuldade para respirar e diarreia - ao chegar na Casa de Passagem de Coxim, que acolhe migrantes e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Com o agravamento dos sintomas, ele foi encaminhado ao Hospital Regional, onde recebeu o atendimento.

Após a alta, Guittierre retornou de ambulância para a Casa de Passagem, onde permanecerá até os profissionais de assistência social localizarem familiares dispostos a recebê-lo de volta. Segundo informações presentes nos documentos do paciente, ele é natural do Amapá, aposentado e percorreu vários municípios brasileiros, como andarilho. Guittierre mantém até mesmo uma carteirinha de ex-combatente do Exército Brasileiro durante a Segunda Guerra Mundial, dado que ainda não foi confirmado pela equipe da Prefeitura Municipal de Coxim.

Casos

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, o boletim epidemiológico do município de ontem (30), contabiliza sete pacientes recuperados de Covid-19 e três em suspeita.

Coxim foi um dos primeiros municípios a adotar medidas preventivas em MS, com barreiras sanitárias implantadas no dia desde o dia 30 de março em três acessos da área urbana e decretos municipais orientando medidas preventivas à disseminação da pandemia de Covid-19.