Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 18 de Abril de 2024

Sidrolândia

Diretora do hospital é diagnosticada com a Covid-19; outros dois funcionários aguardam resultado de exames

Vanda vai ficar em quarentena por 7 dias, já que o exame foi realizado no dia 23.

Marco Tomé/Região News

30 de Junho de 2020 - 11:23

A diretora administrativa da Sociedade Beneficente Dona Elmiria Silvério Barbosa, Vanda Camilo, está entre as vítimas da Covid-19. Ela foi diagnosticada com a doença na manhã de ontem, segunda-feira (29), quando testou positivo para o coronavírus conforme resultado de exame sorológico.

Vanda, sem saber que estava com a doença, submeteu-se ao teste rápido há uns 10 dias, como o resultado deu inconclusivo, resolveu coletar amostras de sangue para uma nova investigação. O material foi coletado na terça-feira da semana passada, mas só ontem, 6 dias depois, saiu o resultado.

A diretora do hospital conta que assim que soube do resultado, informou a Secretaria de Saúde do município. Vanda vai ficar em quarentena por 7 dias, já que o exame foi realizado no dia 23. Por telefone, ela disse a reportagem do RN que está bem, assintomática (quando há sintomas da doença) e fez o teste por prevenção.

“Não sinto nada. Fiquei abalada emocionalmente quando tomei nota do resultado do exame, já que tenho feito cobranças intransigentes das medidas de biossegurança em nosso local de trabalho, mas estou tranquila”, comentou. Outros dois funcionários do hospital, uma enfermeira que trabalha na ala vermelha e uma servidora da higienização, sentiram sintomas da doença e aguardam resultados do LACEM (Laboratório Central de Saúde Pública).

Durante a rápida entrevista que concedeu por telefone, Vanda Camilo diz que faz questão de divulgar o resultado, até para chamar atenção das pessoas que manteve contato nos últimos 15 dias para que possam procurar o serviço de saúde e fazer o teste. “Penso que não há razão para esconder e se manter no anonimato. É uma questão de consciência, de saúde pública e ninguém está livre da doença”, revela. Mariana Camilo, que é médica e filha de Vanda, testou negativo para o coronavírus.