INSS adia retorno do atendimento presencial nas agências para 24 de agosto

Unidades seguem em expediente exclusivamente remoto até o próximo dia 21.

Entrada de agência da Previdência Social em Campo Grande - Foto: Henrique Kawaminami

As agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em todo o País retomam atendimento presencial só no dia 24 de agosto. Até o dia 21, os serviços seguem prestados de maneira remota, via canais digitais ou telefone.

O adiamento do retorno foi publicado em portaria conjunta da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho com o INSS, nesta quarta-feira (29). Até então, as agências tinham previsão de reabrir na próxima segunda (3).

Segundo divulgou o INSS, o tempo de funcionamento das agências será parcial em um primeiro momento, com seis horas contínuas. O atendimento será exclusivo aos segurados e beneficiários com agendamento prévio pelos canais remotos - Meu INSS ou central 135.

Com a reabertura gradual a partir de 24 de agosto, serão reativados também os serviços que não podem ser feitos remotamente, como perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa, reabilitação profissional, justificação judicial e atendimento relacionado ao monitoramento operacional de benefícios.

De acordo com o INSS, cada agência deverá avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, a organização do espaço físico, as medidas de limpeza e os equipamentos de proteção individual e coletiva necessários para retomada dos atendimentos presenciais.

As unidades sem as condições necessárias para receber segurados e beneficiários em conformidade com as medidas de biossegurança durante a pandemia de covid-19 continuarão em regime de plantão reduzido.

O INSS prometeu disponibilizar painel eletrônico com informações sobre funcionamento das agências da Previdência Social, serviços oferecidos e horário de expediente.

O instituto garantiu ainda que todas as medidas tomadas para assegurar acesso aos serviços durante a pandemia, como simplificação dos procedimentos, dispensa de exigências e atendimento via canais remotos, continuarão valendo mesmo após a volta do atendimento presencial. 

O INSS conta com 1,5 mil agências da Previdência Social espalhadas pelo País. Em Campo Grande são quatro, situadas na Avenida Coronel Antonino, 718, Bairro Coronel Antonino; Rua Anhanduí, 113, Centro; Rua 26 de Agosto, 347, Centro; e Rua Palmácia, 836, Sala 16, Moreninhas II.