Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Economia

Rota 2030, novo regime automotivo, sai nos próximos dias, diz ministro

Mas principal ponto de impasse ainda não foi definido. Com fim do Inovar Auto, Brasil começou o ano sem política para a indústria automotiva.

G1

20 de Fevereiro de 2018 - 16:37

Rota 2030, novo regime automotivo, sai nos próximos dias, diz ministro

A Rota 2030, novo regime automotivo, deverá ser anunciado "nos próximos dias", disse o ministro interino da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Jorge de Lima, nesta terça-feira (20).

Ele participou de um evento sobre a ampliação da fábrica da General Motors em São Caetano do Sul (SP).

O Brasil está sem política para o setor automotivo desde o fim do ano passado, quando terminou o Inovar Auto. Trata-se do conjunto de regras que montadoras e importadoras deverão seguir, englobando metas de eficiência de consumo de combustível, incentivo à pesquisa, segurança, entre outros itens.

O impasse

O atraso no Rota 2030 se deve, principalmente, à falta de consenso entre o MDIC e o Ministério da Fazenda sobre o aumento ou redução de impostos e a forma de fazer a renúncia fiscal, que deve ficar em torno de R$ 1,5 bilhão ao ano, mesmo montante do regime anterior.

Lima disse que ainda não houve consenso. As discussões em torno do assunto já duram 9 meses.

No Inovar Auto, as marcas podiam, por exemplo, conseguir benefícios ao superar a meta de eficiência energética dos carros ou pelo fato de passarem a produzir no Brasil. Por outro lado, quem não tinha fábrica no país ficou penalizado.

O ministro interino confirmou que o novo regime dará "condições de igualdade" às marcas que tenham ou não produção local, corrigindo a falha no Inovar Auto que levou o Brasil a ser condenado na Organização Mundial do Comércio (OMC), no ano passado.