Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 20 de Abril de 2024

Política

Maia: nova pauta econômica do governo é 'desrespeito' ao Congresso e um 'abuso'

Presidente da Câmara comentou lista de projetos apresentada pelo governo como alternativa à reforma da Previdência. Para Maia, Congresso deve pautar aquilo que entende ser relevante.

G1

20 de Fevereiro de 2018 - 16:43

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta terça-feira (20) que a nova pauta econômica apresentada pelo governo é um "equívoco", além de "desrespeito" ao Congresso e um "abuso".

Na avaliação de Rodrigo Maia, o Congresso deve pautar aquilo que entende ser "relevante".

Nesta segunda (19), o Palácio do Planalto apresentou uma lista com 15 projetos que passarão a ser prioritários no Congresso como alternativa à proposta de emenda à Constituição (PEC) da reforma da Previdência.

A reforma teve a tramitação suspensa nesta semana. O Artigo 60 da Constituição diz que a Carta não pode ser emendada enquanto estiver em vigor um decreto de intervenção federal, como é o caso do Rio de Janeiro.

"A apresentação de ontem [segunda, 19] foi um equívoco, foi desrespeito ao parlamento, já que os projetos já estão aqui e nós vamos pautar aquilo que nós entendermos como relevante, no nosso tempo", afirmou Maia nesta terça. "Isso é um abuso", acrescentou.

O presidente da Câmara disse ainda que, na visão dele, o governo tem uma "fixação" de dar respostas à população e, por isso, fez um anúncio que não atende à sociedade.

"Este anúncio precipitado de ontem, sem um debate mais profundo, eu acho que não colabora e essa não será a pauta da Câmara. O governo não precisa ficar apresentando pautas de projetos que já estão aqui. Isso é um café velho e frio que não atende à sociedade", afirmou.

"Nem conheço as 15 [propostas]. Nem li, nem vou ler". - Rodrigo Maia, presidente da Câmara.

Previdência

Questionado sobre a possibilidade de pontos da reforma da Previdência serem alterados por meio de projetos de lei ou de medidas provisórias, Maia disse não concordar.

"O governo não tem voto para votar a reforma da Previdência, não dá para ficar criando espuma com a sociedade num tema tão grave como esse. Ou o governo vai apresentar os votos ou eu não vou ficar discutindo, mesmo que por projeto de lei, algo que eu não sei se o governo tem maioria para votar", afirmou.