Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolandia

Rio Aquidauana desce mais de 1 metro e saldo é de 153 pessoas desabrigadas

Os locais mais afetados foram os distritos de Piraputanga e Camisão, a Colônia Buriti e os Bairros Guanandy e Vila Trindade

Correio do Estado

22 de Fevereiro de 2018 - 10:05

Depois da segunda maior cheia da história, o Rio Aquidauana voltou a descer. De acordo com a Defesa Civil de Aquidauana, a água atingiu ontem 10,45 metros, mas hoje pela manhã já estava em 9,35 metros, permitindo a passagem de veículos nas pontes. A enchente deixou 153 pessoas desabrigadas em cinco regiões do município.

Segundo o diretor da Defesa Civil, Mário Ravaglia, as vítimas estão alojadas temporariamente em três abrigos, onde armazenam bens recolhidos, animais e recebem café da manhã, almoço, lanche da tarde e janta, além de outros tipos de assitência. "Ao todo estamos atendendo 50 famílias", disse.

Os locais mais afetados foram os distritos de Piraputanga e Camisão, a Colônia Buriti e os Bairros Guanandy e Vila Trindade. Hoje pela manhã, o governador Reinaldo Azambuja desembarca na cidade para reunião com prefeitos de vários municípios da região, que foram afetados por outras cheias, a fim de discutir medidas de segurança e assistência às vítimas.

PASSAGEM

Com a baixa do rio, a passagem de veículos foi liberada nas duas pontes na divisa com Anastácio, mas com algumas restrições. Na ponte velha, que não está mais encoberta, passam apenas carros pequenos e motos. Na ponte nova, está liberado apenas o trânsito de caminhonetes e caminhões, pois ainda há água no local. A passadeira instalada pelo 9° Batalhão de Engenharia e Combate Carlos Camisão, do Exército Brasileiro, permanece.

SOLIDARIEDADE

A cheia desabrigou 50 famílias em cinco regiões de Aquidauana. As pessoas foram encaminhadas para três abrigos montados pela prefeitura. Muitas delas deixaram suas casas à presas, apenas com a roupa do corpo, e precisam de doações de itens como: alimentos; roupas, colchões, água mineral, produtos de limpeza e de higiene pessoal.

Pontos de coleta dos donativos: Secretaria de Assistência Social de Aquidauana - Rua Honório Simões Pires nº 618, Bairro Cidade Nova;  Salão Paroquial da Igreja Matriz de Aquidauana.