Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 27 de Abril de 2024

Geral

Revogado decreto de emergência por incêndios em 5 cidades de Mato Grosso do Sul

Campo Grande News

31 de Janeiro de 2024 - 08:55

Revogado decreto de emergência por incêndios em 5 cidades de Mato Grosso do Sul
Bombeiros trabalhando no controle de incêndio no Pantanal (Foto: Arquivo Campo Grande News).

Foi revogado nesta quarta-feira (31) o decreto que declarava situação de emergência nos municípios de Corumbá, Ladário, Miranda, Aquidauana e Porto Murtinho, municípios diante dos incêndios florestais. Princípio o decreto tinha validade 90 dias, terminando em 14 de fevereiro, entretanto na edição de hoje, foi publicada a revogação a partir da data da publicação, 15 dias antés do final do prazo.

O decreto foi publicado em 14 de novembro por conta do aumento no número de focos durante a intensa onda de calor que registra temperaturas acima de 38ºC. Além disso, houve aumento de 95,8% na área queimada no Pantanal em relação ao ano anterior.

O decreto autorizava a mobilização de todos os órgãos para atuação em resposta aos desastres naturais, assim como a reabilitação do cenário e reconstrução de áreas afetadas. A responsabilidade fica a cargo da CEPDEC (Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil). A reportagem entrou em contato com a Defesa Civil para averiguar o motivo da revogação do decreto, entretanto até a publicação não ghouve retorno.