Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 27 de Abril de 2024

Mato Grosso

Policial civil que ajudou delegado a furtar 68 bovinos é demitido

Portaria, assinada por secretário foi publicada nesta quarta.

Campo Grande News

25 de Outubro de 2023 - 10:28

Policial civil que ajudou delegado a furtar 68 bovinos é demitido
Fachada da Delegacia de Polícia Civil de Rio Verde (Foto: divulgação).

O policial civil aposentado Edmilson da Silva Galhardo, 56 anos, que, em parceria com o ex-delegado Eder Oliveira Moraes, desviou 68 cabeças de bezerros, avaliados em R$ 81,6 mil, foi demitido do cargo após PAD (Processo Administrativo Disciplinar). A portaria foi publicada nesta quarta-feira (25) no Diário Oficial, assinada pelo secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira.

O caso aconteceu em Rio Verde de Mato Grosso, a 207 quilômetros de Campo Grande, ocasião em que Eder Moraes era o delegado titular. Os processos, por peculato e improbidade administrativa, referem-se ao desvio de 68 bezerros que haviam sido apreendidos irregularmente pela Polícia Civil, segundo denúncia do MPE (Ministério Público Estadual).

Com base no inquérito policial, de 2014 a 2016, o então delegado Eder, o investigador Edmilson, o capataz Fabiano Antônio Vaz Vieira, o pecuarista Gilmar Alves Cardoso e o comerciante Anderson Aparecido Marcelino da Silva, 41 anos, “constituíram organização criminosa, estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, realizada informalmente, com o objetivo de praticar infrações penais”.

O ex-delegado Eder condenado por diversos crimes, como estupro, peculato, furto de 101 kg de cocaína e tráfico de drogas, foi demitido em março de 2021. Edmilson Carvalho é aposentado e recebe R$ 12 mil. O benefício é passível de cassação, mas somente depois que o processo transitar em julgado.