Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 27 de Abril de 2024

Mundo

Bons motivos para escolher a Bolívia na sua próxima viagem

País barato que tem uma lista bem extensa de atrativos interessantes.

Campo Grande News

28 de Outubro de 2023 - 11:00

Bons motivos para escolher a Bolívia na sua próxima viagem
Monte Chacaltaya, a menos de uma hora de La Paz, um dos lugares imperdíveis para se visitar na Bolívia - Foto: Reprodução.

Sem a mesma badalação de outros destinos turísticos sul-americanos, mas acessível para todos os bolsos. Assim é a nossa vizinha Bolívia, seguramente um dos destinos economicamente mais baratos na América do Sul.

Por exemplo, o viajante pode encontrar hospedagem e alimentação por apenas 20 ou 30 dólares mesmo em lugares de alta demanda de pessoas, como La Paz, o maior centro urbano do país, ou em Santa Cruz de la Sierra, uma espécie de São Paulo boliviana, distante 654 km de Corumbá (MS).

País barato que tem uma lista bem extensa de atrativos interessantes. Desde a Cordilheira dos Andes, o deserto do Atacama, o Solar de Uyuni, considerado o maior e mais alto deserto de sal do mundo, o famoso Lago Titicaca, um dos maiores do mundo e considerado sagrado para os Incas, e o Monte Chacaltaya, um lugar de esqui a 26 km de La Paz. Só esteja preparado para os efeitos da altitude porque o atrativo está a 5.395 metros acima do nível do mar.

Se você curte viajar de mochileiro, então na Bolívia estará no lugar certo. O país atrai mochileiros do mundo todo pelas belezas naturais imperdíveis e pelos albergues econômicos. Depois da pandemia, o número de turistas cresceu e da mesma forma surgiram mais hospedarias baratas por todos os cantos com refeições e passeios bem em conta.

Santa Cruz de la Sierra tem sido um destino comum para os viajantes sul-mato-grossenses que costumam ir para a Bolívia, mas vale a dica para incluir a capital administrativa La Paz em sua próxima vez.

A experiência única já começa pela altitude de 3.625 metros acima do nível do mar. É a capital mais alta entre todos os países do mundo. Falta de ar, aumento da frequência cardíaca e cansaço fácil são alguns dos efeitos no organismo de quem não está acostumado.

Se for a La Paz não esqueça de visitar alguns atrativos curiosos, como o Mercado de Las Brujas, um conjunto de ruelas com lojas místicas, com direito a símbolos de bruxas e fetos de lhamas, o Valle de la Luna, uma formação geológica que provoca a sensação de estar em outro planeta, e a Estrada da Morte, um passeio de bicicleta com mais de 3 km de descida.

É preciso gostar de aventura e ter muita coragem para encarar o Camino de la Muerte, ou Estrada da Morte. Alguns trechos da estrada têm apenas três metros de largura com uma série de curvas fechadas e cegas, além de mini-cachoeiras que caem na parte rochosa ao redor. É mais fácil ver cruzes e ramos de flores, que indicam acidentes fatais, do que barreiras de segurança.