Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

Terenas pedem apoio do Ibama e Federal para combater exploração ilegal de madeira na reserva

Na manhã desta quarta-feira (20) o Conselho Tribal se reuniu com representantes de cada um destas instituições.

Flávio Paes/Região News

20 de Setembro de 2017 - 14:39

Diante das denúncias de que estaria havendo exploração ilegal de madeira e palmito na reserva ambiental de 500 hectares da aldeia, lideranças da Córrego Meio firmaram pacto de cooperação com o Ministério Público Federal, Ibama e Polícia Federal, para coibir esta prática que envolve brancos e até mesmo indígenas. Na manhã desta quarta-feira (20) o Conselho Tribal se reuniu com representantes de cada um destas instituições.

Os fiscais do Ibama e policiais federais se deslocarão de imediato para apurar denúncias e eventualmente flagrar quem estiver envolvido nestas práticas que atrai muita gente seduzida do alto valor do mercado de árvores, como a aroeira.  

"O interesse é preservar a reserva. Para isto, precisamos da ajuda das autoridades", comenta Otoniel Gabriel, presidente do Conselho Tribal. Foi à primeira vez desde a morte de Oziel Gabriel (irmão de Otoniel), em 2013, durante a operação policial para reintegração de posse da Fazenda Buriti que policiais federais  voltaram  à reserva.

O tiro que matou Oziel foi disparado por um policial federal, criou-se um clima natural de animosidade da comunidade contra a corporação que nestes quatro anos se manteve longe da reserva Buriti.