Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 20 de Maio de 2024

Sidrolandia

Doenças sexualmente transmissíveis em homens

www.sitemedico.com.br

22 de Abril de 2010 - 16:41

As DSTs são infecções transmitidas durante qualquer exposição sexual, incluindo a relação sexual (vaginal ou anal), sexo oral e o uso de acessórios eróticos (vibradores, por exemplo).

Algumas delas são transmitidas pelo contato cutâneo íntimo e prolongado. Embora exista tratamento para a maioria delas, algumas são incuráveis (como a infecção pelo HIV e HPV, hepatite B e C, VHH-8). Em alguns casos, podem ser transmitidas por pacientes sem sintomas.

A abstinência sexual é o método mais eficaz para prevenir as DSTs. O uso correto de preservativos durante as relações vaginais ou anais e no contato oral-genital também evita muitas dessas infecções. Entretanto, esse método é sujeito a falhas.

Na verdade, a prevenção de DSTs depende da educação dos indivíduos de risco elevado e do diagnóstico e tratamento precoce dos pacientes infectados.

Doenças sexualmente transmissíveis em homens:
As doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) podem ser transmitidas durante a relação sexual, beijo, contato oral-genital e através do uso de acessórios eróticos.

À exceção da abstinência sexual, o uso de preservativos de látex durante as relações sexuais e o contato oral-genital é a melhor maneira de prevenir as DSTs (embora não seja 100% eficaz). 

As úlceras orais ou genitais são mais comumente causadas pelo herpes simples, cancróide, sífilis e o linfogranuloma venéreo.

A sífilis pode não produzir sintomas ou provocar úlceras genitais ou orais, rash cutâneo, febre ou diversos sintomas neurológicos, desde a perda de memória até acidentes vasculares cerebrais.

A infecção por Chlamydia e a gonorréia podem ser transmitidas isoladamente ou em associação, causando inflamação da uretra (uretrite), caracterizada por ardor ou queimação durante a micção e secreção uretral.

O vírus da imunodeficiência humana (HIV, em inglês), responsável pela síndrome da imunodeficiência humana (AIDS, em inglês), é transmitido pelo sangue ou secreções sexuais contaminadas, muitas vezes juntamente com outras DSTs.

O papilomavírus humano (HPV, em inglês) causa verrugas genitais e pode estar associado com o câncer do colo uterino em mulheres e câncer anal em homens.

A hepatite B é transmitida principalmente através do contato sexual, enquanto a hepatite C é mais comumente transmitida através de sangue contaminado.

O vírus do herpes humano 8 (HHV-8, em inglês) é um vírus identificado recentemente que pode ser transmitido sexualmente e que pode estar relacionado ao sarcoma de Kaposi (um tumor de pele raro), além de alguns tipos de linfomas (tumores do tecido linfóide).

A pediculose e escabiose são doenças causadas por parasitas que podem ser transmitidos através do contato cutâneo.