Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 20 de Maio de 2024

Sidrolandia

MSGás assina primeiro contrato de Gás Natural Comprimido

Notícias MS

22 de Abril de 2010 - 16:36

A MSGás (companhia de Gás de Mato Grosso do Sul) firmou contrato para a distribuição de GNC (Gás Natural Comprimido) no Estado. A primeira empresa a receber o produto será a Cerâmica Fornari, em Rio Verde/> de Mato Grosso

O documento foi assinado hoje, na sede da MSGás, pelo presidente da empresa, Matias Gonsales Soares, pelo sócio-administrador Aldo Locatelli, do grupo que leva seu nome, e pelo proprietário  da Cerâmica Fornari, Luis Cláudio Sabedotti Fornari. A solenidade também contou com a participação do gerente jurídico da Gaspetro, Gustavo Mano, e do superintendente do Sebrae, Cláudio George Mendonça, entre outros convidados.

Com a utliização do combustível natural a indústria de piso e revestimento passará a fabricar cerâmica esmaltada. A implantação da nova unidade com 5,5 mil m² de área construída recebeu investimento de R$ 23 milhões e começa a funcionar com 130 funcionários.

Os primeiros dois anos o empresário Luis Cláudio Sabedotti Fornari afirma que vai produzir 300 mil m² de piso esmaltado por mês e vender o produto para o Oeste do Estado de São Paulo, Norte do Paraná, Goiás, Rondônia, Acre, Roraima e Manaus. Também está nos planos de Fornari atingir os mercados da Argentina, Paraguai e Bolívia. Depois desse período o empresário pretende galgar os mercados norte-americano e sul-africano. 

A produção do material só será possível a partir da utilização do gás natural para o aquecimento dos fornos, pois “a lenha e o óleo combustível contaminam o esmalte utilizado no acabamento da cerâmica”, explica Luis Cláudio. A distribuição do gás, distante do ramal do gasoduto, será viabilizada por meio do transporte de gás comprimido realizado por carretas que transportam cilindros com o combustível armazenado e descarregam no local de destino. 

O transporte até a fábrica de cerâmica será realizado pela distribuidora de gás natural GNV-MT, do grupo Aldo Locatelli. A empresa investiu R$ 3 milhões para atender seu primeiro cliente em Mato Grosso/> do Sul. No Estado vizinho, Mato Grosso, o grupo atende oito postos de combustíveis e uma fábrica de processamento de alimentos.

 

Para o início das operações a cerâmica Fornari fechou contrato de compra de aproximadamente 10 mil m³ ao dia de gás natural, o que representa a movimentação diária de duas a três carretas para o abastecimento da indústria. O gás será fornecido à distribuidora GNV-MT pela MSGás, na unidade de Indubrasil, em Campo Grande.

/>

D/>e acordo com o presidente da MSGás, Matias Gonsales Soares, “o objetivo é abrir novos negócios”. Faz parte dos projetos da empresa viabilizar o fornecimento de gás para postos de combustíveis em Dourados, Nova Alvorada do Sul, Aquidauana e Água Clara.

A indústria de fertilizantes que será construída em Três Lagoas/> pela Petrobrás também vai utilizar gás boliviano. A ampliação do mercado de gás natural faz parte dos planos de desenvolvimento de Mato Grosso do Sul do governo André Puccinelli.

Mercado de MS

A companhia de gás do Estado compra da Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG) 180 mil m³ ao dia do combustível, que são distribuídos para 987 clientes, sendo 926 residenciais, 40 estabelecimentos comerciais, oito industriais, 11 postos combustíveis e duas unidades de geração e cogeração de energia elétrica.