Agronegócio
Chuva traz alívio para produtores e aposta é de superprodução de soja
Caso o quadro se prolongasse, comprometeria a produtividade das lavouras, frustrando a expectativa de uma safra recorde.
Redação/Região News
04 de Janeiro de 2023 - 09:43
Praticamente desde a meia-noite está chovendo em Sidrolândia, acumulando 40 milímetros até às 8 horas da manhã desta quarta-feira. Chuva ininterrupta, mas calma, sem vento, que traz alívio para os produtores de soja que estavam apreensivos com o déficit hídrico (vinha chovendo em pontos isolados).
Caso o quadro se prolongasse, comprometeria a produtividade das lavouras, frustrando a expectativa de uma safra recorde, com a colheita de 1 milhão de toneladas, o que será (caso seja confirmada), a maior produção na história do município.
O presidente do Sindicato Rural, Paulo Stefanello, diz que a chuva veio em boa hora e ele espera a confirmação das previsões da meteorologia de um mês de janeiro um índice pluviométrico suficiente para atender as necessidades de desenvolvimento da soja marcado neste período em que começam surgir as viagens e o aparecimento dos grãos.
A aposta de Stefanello é que caso não haja nenhuma anormalidade climática (chuva de mais ou de menos) se alcance uma produtividade média de 62 sacas por hectare, 48% maior que a da safra passada (41,82 /sacas por hectare), quando o regime de chuva foi insuficiente e a colheita foi de 622 mil toneladas. Se este prognóstico for confirmado, a produção chegará a 1 milhão de toneladas. A área plantada aumentou de 2,8%, de 251.017,85 para 258 mil hectares.