Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 23 de Novembro de 2024

Brasil

Exército anuncia troca de general que comandou tropas no dia da invasão dos Três Poderes

General Gustavo Henrique Dutra de Menezes será substituído pelo general Ricardo Piai Carmona, que atualmente é diretor de Educação Superior Militar.

CNN Brasil

16 de Fevereiro de 2023 - 15:44

Exército anuncia troca de general que comandou tropas no dia da invasão dos Três Poderes
Exército realiza cerimônia do Dia do Soldado, em BrasíliaJosé Cruz/Agência Brasil.

O Comando do Exército anunciou nesta quinta-feira (16), por meio de comunicado divulgado à tropa, a substituição do general Gustavo Henrique Dutra de Menezes, do Comando Militar do Planalto. No lugar dele, assumirá o general Ricardo Piai Carmona, que atualmente é diretor de Educação Superior Militar.

General Dutra foi o responsável pela atuação do Exército no dia 8 de janeiro, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas. A permanência dele no cargo, segundo fontes do meio militar ouvidas pela CNN, era tida como insustentável.

Um inquérito policial, acompanhado pelo Ministério Público Militar, apura suposta leniência do general na desocupação do acampamento montado em frente ao Quartel-General, em Brasília.

A troca de cadeiras no Exército não para por aí. Outros 74 generais estão sendo remanejados de função. Tantas trocas ao mesmo tempo é algo incomum entre as forças, conforme pessoas que acompanham a rotina das tropas.

Entre os cargos que vão receber novos ocupantes está a chefia do Estado-Maior, o número dois da Força. Quem ocupará o posto será o general Fernando José Sant´Ana Soares e Silva, que até o momento é comandante Militar do Sul.

Oficialmente, o Exército trata as mudanças como rotina, com justificativa de que, nesta semana, foram definidas as promoções de oficiais generais.

Conforme adiantado pela CNN na terça-feira (14), três militares foram alçados ao posto máximo da carreira, os chamados quatro estrelas. Outros quatro serão promovidos a general de divisão (três estrelas) e dezoito coronéis vão ser promovidos a general de brigada (duas estrelas). A lista com os nomes ainda precisa ser referendada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).