Brasil
Operação contra crime organizado volta na reabertura
Militares da Marinha e do Exército atuam desde segunda na fronteira
Campo Grande News
17 de Setembro de 2020 - 08:24
Começou a 12ª Operação Ágata, em Corumbá, a 428 quilômetros de Campo Grande. A ação ocorre simultaneamente com a reabertura parcial da fronteira do Brasil com a Bolívia e tem o objetivo de reprimir o crime organizado. A operação não tem data para terminar.
Equipes realizam fiscalizações em Corumbá e Ladário, que dão acesso ao país vizinho, com foco em combater os crimes transfronteiriços e reduzir a atuação do crime organizado, intensificando a presença do Estado na região.
Conforme o site Diário Corumbaense, a ação é uma iniciativa do Ministério da Defesa, sob coordenação do Comando do 6º Distrito Naval em conjunto com o CMO (Comando Militar do Oeste) e Órgãos de Segurança Pública e Fiscalização como Força Nacional, Polícia Federal, Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental e Polícia Civil.
As principais regiões de atuação das equipes são no Posto Esdras, no limite entre os dois países, estradas vicinais e o posto de fiscalização Lampião Aceso, às margens da BR-262.
Conforme o Ministério da Defesa, a Operação Ágata desde 2017 era realizada de forma simultânea em todas as fronteiras do Brasil, mas agora ela é pontual, sem data prevista para ser realizado e sem prazo para terminar.