Coronavírus
Covid-19: saiba se você tem doses de reforço a receber
Mais de 69 milhões de brasileiros deixaram de receber a primeira dose de reforço contra a Covid-19.
CNN Brasil
12 de Novembro de 2022 - 09:17
O Ministério da Saúde alertou, na sexta-feira (11), que mais de 69 milhões de brasileiros não receberam a primeira dose de reforço das vacinas contra a Covid-19. Em relação à segunda dose de reforço, 32,8 milhões de pessoas aptas não retornaram aos postos de saúde para a imunização. Especialistas em saúde pública destacam que as doses de reforço são necessárias para recompor a imunidade e a proteção contra a doença, que tende a diminuir com o passar do tempo.
A introdução de uma nova subvariante do coronavírus, BQ.1, mais transmissível, pode estar por trás do aumento no número de infecções no país. A vacinação com doses de reforço contribui para reduzir a incidência da doença e o risco de casos graves e mortes. No Brasil, são aplicadas as vacinas da Pfizer, AstraZeneca, Janssen e Coronavac contra a Covid-19. O esquema vacinal primário é de duas doses para a maior parte dos imunizantes.
Já a aplicação de doses de reforço tem como base a recomendação do Ministério da Saúde, considerando aspectos como idade e condição de saúde. Faça o teste e confira quantas doses de reforço você já pode receber, segundo as orientações do ministério.