Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 16 de Novembro de 2024

Economia

Área de soja e milho aumenta 1,6 milhão de hectares no Brasil

Dourados Agora

14 de Dezembro de 2011 - 16:16

Depois de dois meses percorrendo as principais regiões produtoras de grãos do Brasil, a Expedição Safra Gazeta do Povo aponta crescimento de 1,6 milhão de hectares na área de plantio dos de soja e milho.

De acordo com o levantamento, cada uma das culturas deve ganhar 800 mil hectares na temporada 2011/12.

Com plantio antecipado e chuvas bem distribuídas, o potencial da safra de verão é de produção recorde.

Apesar do clima instável durante a fase de plantio em algumas regiões, a área destinada à soja avança 3,3% no Brasil.

O incremento é puxado pela Região Centro-Oeste, onde a expansão passa de 4%: de 10,68 milhões de hectares na safra passada para 11,14 milhões nesta temporada. Com clima favorável, a produção pode atingir 34,61 milhões de toneladas na região.

Estado que mais sofreu os efeitos do La Niña no início do ciclo, o Rio Grande do Sul já sente a falta de chuva.

Em toda a Região Sul, a previsão da Expedição Safra aponta queda de 2,3% da produtividade média, recuo que, se confirmado, será suficiente para anular o aumento de 0,6% do plantio, derrubando de 1,7% a produção de soja sulista.

Para a Região Sudeste do País, o Indicador Brasil da Expedição Safra aponta aumento de 3,6% da área de cultivo e produtividade estável, combinação que deve resultar em uma produção 4% superior à obtida na temporada anterior.

O centro-norte brasileiro, onde estão localizados os Estados do Maranhão, Bahia, Tocantins e Piauí, o Matopiba, é a região que teve a maior expansão do plantio, 8,9%.

A área cultivada passou de 2,49 milhões de hectares para 2,71 milhões. Mesmo com pequena queda de 1,7% da produtividade, deve registrar aumento de 7,1% do volume colhido.

A área de cultivo do milho vai crescer consideravelmente em todo o Brasil. O aumento do plantio, considerando todas as regiões produtivas, será de 10,4% e a expectativa é que a produção seja 11,9% maior.

Na Região Centro-Oeste, a área de cultivo quase dobrou e, aliada a um aumento de 4,4% na produtividade, deve render uma safra 49% superior à colhida no ano anterior. Em volume, contudo, a região ainda tem representatividade pequena na produção de milho.

Juntos, os Estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás devem colher 4,7 milhões de toneladas do cereal, volume bem inferior ao previsto pela Expedição para a Região Sul do Brasil.

Líderes nacionais em milho, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina devem tirar dos campos 16,8 milhões de toneladas no ciclo 2011/12, produção que, se realizada, será 11,6% maior que a registrada há um ano.

Os números apontados pelo Indicador Brasil reforçam a estimativa feita pela Expedição Safra no início do plantio.(DCI)