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Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 14 de Novembro de 2024

Economia

Cana-de-açúcar é a planta mais eficiente no mundo energético

Fizemos campanhas nos Estados Unidos mostrando a eles que o etanol de cana-de-açúcar não polui o meio ambiente e tem um custo menor do que a gasolina.

Safras & Mercado

17 de Agosto de 2011 - 10:22

O presidente da União da Indústria da Cana-de-açúcar (Unica), Marcos Sawaya Jank, participou da Bienal dos Negócios da Agricultura Brasil Central, em Goiânia (GO), na última sexta, dia 12, e salientou o potencial da cana como a planta mais eficiente no mundo energético e suas possibilidades de aproveitamento como combustível no mercado brasileiro e internacional.

De acordo com Jank, a cana-de-açúcar faz parte da política energética mundial por conta das iniciativas visando a redução no uso do petróleo para a produção de combustíveis e as preocupações ambientais em torno da redução nas emissões de gases poluidores.

Inicialmente os países ricos viam o etanol dentro de uma política agrícola para a diversificação da renda rural, mas hoje ele passou a ter uma estratégia energética, o fez com que o Brasil passasse a buscar compradores potenciais, caso dos Estados Unidos e da Europa – comenta.

O presidente da Unica retratou as ações realizadas pelo país para conquistar os mercados estratégicos, como os Estados Unidos, que farão com que o uso de gasolina seja substituído pelo etanol em 15% até 2020, seja a base de milho ou de cana-de-açúcar importado do Brasil.

Fizemos campanhas nos Estados Unidos mostrando a eles que o etanol de cana-de-açúcar não polui o meio ambiente e tem um custo menor do que a gasolina.

Com isso, já conseguimos fazer contratos com 43 usinas da Califórnia para distribuírem o produto Brasileiro – disse.

Jank salientou que o setor sucroenergético vem crescendo consideravelmente no Centro-Oeste brasileiro, com o foco de ampliar sua participação também no mercado interno, de modo a atender a crescente demanda gerada pela indústria automobilística com a criação de carros flex, movidos tanto a etanol quanto a gasolina.