Economia
Como evitar juros ao fazer empréstimos
MSN
13 de Outubro de 2011 - 14:25
Vários consumidores que desejam realizar sonhos de consumo, como adquirir casa própria ou um automóvel, desconhecem as melhores formas para pagar juros menores no momento de contratar um empréstimo e acabam se endividando. Confira as dicas a seguir para realizar empréstimos de forma mais inteligente!
Evite endividar-se com o cartão de crédito! Estabeleça limites e controle seus gastos!
Não comprometa mais de 30% da renda familiar ou pessoal com pagamentos de compras parceladas. Seus gastos frequentes são os mais importantes.
Realize a compra de um veículo apenas quando as prestações couberem em seu orçamento. Nunca comprometa a sua renda se a sua situação financeira não estiver com uma margem tranquila para gastos maiores.
Antes da aquisição de um financiamento de um imóvel, analise atentamente a diversidade dos créditos oferecidos pelas instituições financeiras. Se você optar pela primeira que aparecer, pode perder boas oportunidades!
O proprietário do cartão de crédito precisa ter a consciência das dívidas que acumula. Evite o pagamento do valor mínimo para não arcar com juros altos que inviabilizem a quitação da dívida.
Não aceite conhecer apenas as taxas de juros. Exija que lhe informem o CET (Custo Efetivo Total), que inclui os custos que vão cair sobre o montante emprestado: juros, IOF e também a taxa de abertura de crédito.