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Economia

Dia das Crianças deve movimentar R$ 110 mi no comércio de MS

O levantamento aponta que 75% dos consumidores dos 11 municípios em que a pesquisa foi feita pretendem comprar presentes em razão da data

G1 MS

05 de Outubro de 2011 - 16:00

O Dia das Crianças deve movimentar R$ 110 milhões no comércio de Mato Grosso do Sul, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira (4), pelo Sistema Fecomércio MS, em parceria com a Universidade Anhanguera-Uniderp e Fundação Manoel de Barros.

O levantamento aponta que 75% dos consumidores dos 11 municípios em que a pesquisa foi feita pretendem comprar presentes em razão da data. Os dados foram coletados entre os dias 19 e 23 de setembro nas cidades de Aquidauana, Anastácio, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Dourados, Ladário, Naviraí, Paranaíba, São Gabriel do Oeste e Três Lagoas.

Segundo o Sistema Fecomércio MS, o Dia das Crianças é a terceira melhor data para os lojistas, atrás apenas do Natal e do Dia das Mães, tanto, que a média do valor gasto por presente, no estado, conforme a pesquisa, deve ser de R$ 93. Em Campo Grande o valor deve ser ainda maior, R$ 124.

Presentes

A pesquisa indica que a principal opção de presente citada pelos entrevistados são os brinquedos (49%), seguido pelas roupas (29%), calçados (8%), eletrônicos (5,6%) e celulares (3,4%).

Em Campo Grande, a pesquisa ouviu, ainda, 100 crianças e adolescentes entre 2 e 15 anos para identificar quais eram os presentes desejados. Os adolescentes preferem celulares, de preferência os mais modernos, de última geração. Na faixa etária de 6 até 15 anos aparecem preferências por vestuários, calçados e acessórios. Entre os mais velhos, brinquedos e eletrônicos foram as respostas mais comuns.

Local e pagamento

Em Campo Grande a maior parte dos entrevistados apontou que deve comprar o presente do Dia das Crianças nas lojas do centro (44%). Em segundo lugar aparece o Camelódromo (19%) e empatados na terceira posição dois shoppings.

Quanto a forma do pagamento, a compra em dinheiro foi apontada por 62% das pessoas ouvidas pela pesquisa como a principal forma de pagar o presente, seguido pelo cartão de débito (6%) e cheque (0,9%).