Economia
Em MS, mais de 27 mil trabalhadores podem sacar o abono salarial do PIS
O valor de um salário mínimo estará disponível até junho de 2012, quando termina o prazo do benefício
Correio do Estado
20 de Dezembro de 2011 - 16:24
Mais de 1,8 milhão de trabalhadores ainda não sacaram o abono salarial do PIS em todo o Brasil, segundo a Caixa Econômica Federal. Em Mato Grosso do Sul, 27.357 pessoas que ainda não receberam o benefício podem fazer o saque no valor de um salário mínimo hoje (R$ 545) até o dia 29 de junho de 2012.
O número total de trabalhadores que tinham direito ao abono era de 219.640. De acordo com a Caixa, 192.283 já compareceram para receber o benefício.
A Caixa Econômica Federal já realizou quase 90% dos pagamentos do abono salarial do PIS, em todo o país, referente ao calendário 2011, o que corresponde a mais de 15,7 milhões de saques. O montante pago já ultrapassa R$ 8,4 bilhões em recursos distribuídos aos trabalhadores beneficiários.
Para garantir o direito ao saque, o banco enviou, na última semana, mais de 12 mil mensagens de texto, via celular (SMS), informando aos trabalhadores sobre a disponibilidade do saque do abono salarial do PIS com o Cartão do Cidadão.
Quem quiser saber se é um dos beneficiários que ainda não sacaram o benefício, pode consultar e esclarecer dúvidas pelo telefone 0800 726 0101 ou no www.caixa.gov.br Portal Você PIS Consulta o Pagamento. Para cadastrar o número do celular no sistema da CAIXA, basta entrar no sítio www.caixa.gov.br Portal Você FGTS mensagens via celular ou Você conta corrente pessoa física mensagens via celular.
Os trabalhadores podem retirar o abono salarial com o Cartão do Cidadão e a senha, nos terminais de autoatendimento, casas lotéricas e correspondentes CAIXA Aqui, inclusive em finais de semana. Quem não tem o Cartão, deve procurar uma agência da Caixa, levando documento de identidade e comprovante de inscrição no PIS.
Os mais de 15,7 milhões de trabalhadores, que já sacaram o abono salarial em 2011, terão novo benefício a partir de agosto de 2012, desde que continuem atendendo aos requisitos do Programa.