Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 15 de Novembro de 2024

Economia

Empresários do setor de vestuário reivindicam ICMS zero

Midiamax

14 de Setembro de 2011 - 14:51

Após reunião com o presidente da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen, e representantes de 25 indústrias do vestuário e têxtil no Estado, o governador André Puccinelli anunciou nesta quarta-feira (14) na Governadoria, a criação de uma comissão formada por funcionários da Sefaz (Secretaria Estadual da Fazenda) e empresários para estudar a reivindicação de retornar com alíquota zero de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) até 2015 para as empresas do segmento.

Antes do encontro com o governador, o presidente Sérgio Longen reuniu-se no Edifício Casa da Indústria, com o presidente do Sindivest/MS (Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação de Mato Grosso do Sul), José Francisco Veloso Ribeiro, e empresários do segmento para discutir os incentivos fiscais, além de divulgar um balanço das ações que o Sistema Fiems desenvolve, e apresentar a Expo-MS Industrial 2012, que será realizada de 22 a 25 de maio no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco.

André Puccinelli explicou aos empresários do segmento que essa comissão terá até o fim deste mês para apresentar os pós e os contras desse pleito das indústrias do vestuário e têxtil. “De posse dessas informações, vamos fazer o estudo desse pleito e, com a sinceridade que esse segmento merece, daremos uma resposta com rapidez e clareza”, pontuou, reforçando que pretende fazer o possível para atender a reivindicação dos empresários.

Na avaliação do presidente Sérgio Longen, o governador recebeu bem os empresários, que empregam hoje 18.675 trabalhadores em Mato Grosso do Sul, abrindo um canal de negociação sobre o retorno do ICMS Zero até 2015. “Pela reunião realizada hoje, o governador demonstrou uma tendência de que está disposto a negociar o pleito do segmento”, disse, reforçando que se trata de uma discussão de extrema importância e destacou que os empresários precisam saber que podem recorrer ao Sistema Fiems e ao Sindivest/MS, que disponibilizam informações sobre infraestrutura, benefícios fiscais, qualificação de mão de obra e financiamentos.

Reivindicação

O presidente do Sindivest/MS, José Francisco Veloso, acredita que, dentro da proposta colocada - de ICMS Zero até 2015 para que as empresas tenham fôlego para trabalhar e sejam mais competitivas com a entrada de produtos da China -, o governador foi sensível ao problema. “Esse grupo de trabalho que será montado terá totais condições de apresentar os dados necessários ao Governo do Estado até o fim do mês. Acreditamos que o governador será favorável ao nosso pleito, facilitando um pouco mais as condições para que as empresas do segmento continuem no Estado, gerando emprego e renda”, destacou.

Para o empresário Júlio Fukakusa, proprietário da fábrica de confecção Via Blumenau instalada em Sidrolândia, a reunião serviu para abrir uma porta de negociação dos empresários com o Governo do Estado. “Agora, poderemos mostrar os nossos números e analisar junto com a Sefaz o que está acontecendo neste momento com as finanças das indústrias do vestuário e têxtil”, disse.

Já o proprietário da Universo Íntimo, Gilberto Romanato, que possui 1.400 funcionários na unidade de Campo Grande, declarou que está confiante é que o momento é oportuno para discutir propostas e estratégias de crescimento. Precisamos de crescimento constante e elaborar propostas é essencial, dessa forma garantimos a competitividade”, salientou.

O representante da indústria de confecção Ômega Paper, Gilberto Juvenal da Silva, que está em processo de instalação no município de Ribas do Rio Pardo, garante que a concessão de incentivos fiscais motivou a implantação de uma filial em Mato Grosso do Sul. “Já geramos 70 empregos diretos e indiretos, com isso pretendemos acirrar a disputa com os mercados de outros Estados, alavancando a competitividade”, informou, reforçando a importância do pleito entregue ao governador André Puccinelli para o sucesso do empreendimento no Estado.