Economia
Enersul quer reajustar a conta de luz e envia proposta à AL
Campo Grande News
16 de Fevereiro de 2011 - 15:44
A Enersul, que atende a 73 cidades do Estado, vai enviar até o próximo dia 9 a proposta de reajuste da conta de luz aos deputados estaduais.
O prazo foi informado hoje pela presidente da empresa, Carmen Campos Pereira, que, em reunião às portas fechadas, na Assembleia Legislativa, fez a prestação de contas das atividades da Enersul em 2010.
Conforme os parlamentares, o principal questionamento foi o valor do reajuste. Porém, a presidente da empresa disse que a planilha ainda não foi finalizada. O pedido de reajuste também será encaminhado para a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que define o valor final.
O deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB), que foi relator da CPI da Enersul, afirma ficar preocupado com o fato de que no dia 8 de abril acabam as devoluções por conta dos valores cobrados a mais dos consumidores no Estado.
Qualquer aumento que tenha dois dígitos será abusivo, salienta. O parlamentar vai a Brasília no próximo mês para conversar com técnicos que trabalharam na CPI da Enersul.
Segundo o deputado Paulo Duarte (PT), objetivo principal da reunião era saber do reajuste. Mas o que a Enersul fez não passou de propaganda da empresa. Falaram do trabalho para evitar apagões e investimentos, relata.
Duarte sugere a realização de audiência pública para discutir a tarifa. Para que a população não seja pega de surpresa, afirma. A prestação de contas por parte da empresa foi acordada durante a CPI, realizada em 2007. Assim como envio do pedido de reajuste para conhecimento dos parlamentares.
Multa Marquinhos Trad questionou sobre as multas impostas pela Agepan (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos) por interrupções no fornecimento de energia.
A presidente da Enersul respondeu que estão aperfeiçoando o sistema para reduzir problemas no fornecimento, diz Trad. As multas, que somam R$ 1 milhão, são referentes aos anos de 2006, 2007, 2008 e 2009.
As notificações são decorrentes de descumprimento de indicadores de qualidade DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) e FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora). Os indicadores apontam o número de horas e a quantidade de vezes que um grupo de consumidores tem o serviço elétrico suspenso.