Economia
Estiagem pode afetar 40% da soja em MS
Em algumas regiões do Estado, não chove há pelo menos 40 dias e as previsões não são nada otimistas.
Diário MS
27 de Dezembro de 2011 - 09:43
Os agricultores de Mato Grosso do Sul já estão preocupados com a possibilidade de quebra na safra da soja por causa da estiagem. Em algumas regiões do Estado, não chove há pelo menos 40 dias e as previsões não são nada otimistas. Enquanto os produtores prevêem perda de até 40% do potencial produtivo de suas lavouras, as expectativas meteorológicas indicam que somente em janeiro as chuvas devem voltar ao normal.
De acordo com o presidente da Aeagran (Associação dos Engenheiros Agrônomos da Grande Dourados), Bruno Tomasini, várias regiões já foram castigadas com a seca. Segundo ele, produtores que estimavam colher de 50 a 60 sacas por hectare vão ter que refazer as contas.
O que dá para ver é que já diminuiu o potencial produtivo de algumas lavouras, informa Tomasini. Ele considera que ainda é cedo para estimar perdas, mas reconhece que a quebra é inevitável. Na verdade, a expectativa é de que volte essas chuvas para recuperar pelo menos um pouco da produção.
Mesmo assim, as previsões meteorológicas não são das melhores. De acordo com o meteorologista Natálio Abraão, a estimativa de 180 milímetros de chuva para dezembro está longe de se concretizar. Teria que chover 25 a 30 milímetros nesses cinco dias, pondera. Corumbá não chegou nem a 10% do previsto para chover no mês e Maracaju não chegou a 30%.