Economia
Faltam apenas três semanas para fim do prazo de declaração do IR
Especialistas recomendam que os contribuintes não deixem a declaração para os últimos dias
Doura News
08 de Abril de 2011 - 14:33
Especialistas recomendam que os contribuintes não deixem a declaração para os últimos dias. A pressa no preenchimento do programa pode provocar erros de digitação de números de documentos e valores, levando o declarante a cair na malha fina.
A concentração de declarações nas últimas horas do dia 29 também pode gerar instabilidade e lentidão no site da Receita Federal, impedindo o envio do arquivo no prazo. É importante ressaltar que aqueles que declaram o IR primeiro recebem antes a restituição do imposto.
Estão obrigados a declarar todos os contribuintes com rendimentos tributáveis acima de R$ 22.487,25, de acordo com informações da Receita Federal publicadas no Diário Oficial da União. Pela primeira vez, a declaração não poderá ser entregue via formulários em papel.
O contribuinte terá de enviar a declaração pela internet, utilizando o programa disponível no site da Receita ou por meio de disquete, nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal. A multa por atraso na entrega é de, no mínimo, R$ 165,74, mas pode chegar a até 20% do imposto de renda devido.