Economia
Funcionários de frigoríficos querem aumento antecipado
O apelo é para garantir aos funcionários o pagamento das contas de início de ano como IPTU, IPVA e material e matrículas escolares
Campo Grande News
09 de Dezembro de 2010 - 10:00
Os funcionários de indústrias de alimentação e frigoríficos de Mato Grosso do Sul querem que o reajuste da data base de 2011 seja antecipado para o fim deste ano.
A alegação é que o ganho dos empresários tem superado as expectativas diante do aumento do preço da carne. Enquanto isso, os salários dos funcionários não acompanham o crescimento dos lucros, reclama o sindicato que representa a categoria.
Os trabalhadores querem um adiantamento salarial de 5% para suprir a perda com a inflação. Só a carne, lembra o sindicato, subiu 16% ao consumidor. O apelo é para garantir aos funcionários o pagamento das contas de início de ano como IPTU, IPVA e material e matrículas escolares.
A data base dos trabalhadores nas indústrias de carnes e derivados é fevereiro de 2011 e dos demais trabalhadores, de outras indústrias de alimentação (bolachas, biscoitos, bebidas, refrigerantes, ração) é abril. O governo tem forçado para baixo os números da inflação.
Nós, consumidores, não temos dúvida de que a inflação hoje em Mato Grosso do Sul e no Brasil gira em torno de 13 a 17%, critica a entidade.