Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 14 de Novembro de 2024

Economia

INSS envia carta para quem pode requerer benefício em setembro

A correspondência avisa ao cidadão que ele pode requerer o benefício a partir da data de seu aniversário.

Previdência Social

13 de Agosto de 2011 - 09:28

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) enviou neste mês de agosto cartas aos segurados urbanos que completam as condições para se aposentar por idade em setembro.

A correspondência avisa ao cidadão que ele pode requerer o benefício a partir da data de seu aniversário. O lote liberado pelo INSS contém 1.809 cartas-aviso, sendo que 1.095 foram enviadas somente para mulheres.

Recebem o documento os homens que, a partir de 1º de setembro, completam 65 anos e as mulheres que completam 60.Em ambos os casos é preciso ter 180 contribuições. O aviso traz orientações ao segurado sobre como requerer seu benefício.

Quem não receber a carta e tiver as condições para se aposentar por idade, deve providenciar a atualização de seu cadastro, agendando atendimento pela Central 135.O INSS lembra que é necessário manter os dados sempre atualizados, pois todos os avisos do Instituto são feitos por correspondência.

Na carta consta, além do nome e do Número de Inscrição do Trabalhador (NIT), a data de nascimento, sexo, informação sobre a quantidade de contribuições ao INSS e a estimativa da renda mensal do benefício, com base nos dados do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

O comunicado contém também um código de segurança que permite ao segurado confirmar a autenticidade da carta, garantindo a segurança de seus dados e protegendo-o contra fraudes.

A confirmação deve ser feita pelo próprio segurado pela Central 135 ou no portal www.previdencia.gov.br.

Segurança

Para confirmar se o documento foi mesmo postado pelo INSS, ao ligar para a Central 135 o segurado precisa escolher a opção 1 e falar diretamente com o atendente.

Para manter a segurança do usuário, o operador pode solicitar outros dados, além do código informado na carta. Na internet, no campo Agência Eletrônica do Segurado, basta clicar em “Lista completa de serviços” e, em seguida, no atalho “Aviso para Requerimento de Benefício”. Além do código de segurança indicado no aviso, será solicitado ao usuário que digite seu nome, data de nascimento e CPF.

Se os dados estiverem corretos, aparecerá uma mensagem confirmando a autenticidade da carta.