Economia
Ivinhema incentiva a piscicultura para gerar mais renda
Inicialmente, a perspectiva é que sejam cultivadas espécies como tilápia e lambari, devido à grande procura no mercado
MS Noticias
01 de Dezembro de 2010 - 10:25
A criação de peixes tem crescido nos últimos anos devido ao desenvolvimento de tecnologias adaptadas às espécies produzidas e a utilização de equipamentos adequados. E com o objetivo de fortalecer ainda mais a agricultura familiar do município, a Prefeitura de Ivinhema, através da Secretaria de Agricultura e a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) fazem um trabalho de capacitação e incentivo aos produtores rurais locais sobre essa área.
Uma das ações aconteceu na última segunda-feira, na qual várias pessoas participaram de uma palestra com um especialista no assunto. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores e foi aberto ao público. É uma atividade importante, pois gera renda sem ter muita despesa.
Essa é mais uma opção que o produtor do nosso município vai ter para melhorar a sua qualidade de vida. Da mesma forma que incentivamos outras culturas como mandioca; urucum; pepino; café; entre outras, também não estamos medindo esforços para implantar mais esse projeto, destaca o prefeito Renato Câmara.
O diretor supervisor da secretaria de Agricultura de Ivinhema, Jorge Vaní do Canto, explica a viabilidade dessa cultura na realidade local. Estamos fazendo visitas com técnicos especialistas em cada propriedade rural, além de estudar cada caso e reunir todos os interessados para, em seguida, iniciarmos um projeto piloto que deve acontecer em janeiro.
Inicialmente, a perspectiva é que sejam cultivadas espécies como tilápia e lambari, devido à grande procura no mercado.
Outras culturas Ivinhema também se destaca em outras áreas da Agricultura Familiar, entre elas a da mandioca que é um dos produtores mais tradicionais. O Município leva o título de Capital da Goiaba de MS. É um dos maiores produtores de café e leite da região. O pepino e o urucum também estão ganhando cada vez mais espaço. Outra planta, a do maracujá, já é uma realidade com estimativa de 50toneladas do fruto para a próxima safra, segundo dados apontados pela Agraer.
Mais investimentos - O Município está investindo cada vez mais em ações que têm a finalidade de incentivar e impulsionar a agricultura local. Vários são os projetos desenvolvidos pelo Prefeito Renato Câmara, como a aquisição dos equipamentos de uma fábrica de processamento de frutas que está em fase de construção. Somente nesta ação, foram investidos R$149.400,00, recursos estes provenientes do MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário e mais a contrapartida do Município de Ivinhema. Entre os equimamentos comprados está um Pasteurizador inativador tubilar com capacidade de 500 litros/hora, uma despolpadeira, um fatiador de frutas e um elevador de aço.
Já a construção da Fábrica também está inserida no Pronat - Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Territórios Rurais e é concretizada pelo MDA e também tem contrapartida do Município.