Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 15 de Novembro de 2024

Economia

MP identifica empresas que sonegaram cerca de R$ 100 mi em impostos em MS

Ações ajuizadas pelo MP foram resultados da operação nacional de combate à sonegação fiscal

MS Record

09 de Novembro de 2011 - 13:09

Foi deflagrada hoje (9), no Distrito Federal e em 22 Estados - inclusive Mato Grosso do Sul - a operação nacional de combate à sonegação fiscal. No Estado, foram ajuizadas oito ações penais contra empresas que sonegaram, juntas, R$ 100 milhões de impostos entre 2008 e 2009.

O Ministério Público Estadual (MPE) ajuizou ações contra indústrias do ramo de alimentação e da construção civil que sonegaram milhões de reais em impostos no Estado.

No total, foram oito empresas sendo duas em Campo Grande, duas em Itaporã. As outras empresas ficam em Ponta Porã, Paranaíba, Bataguassú e Amambai.

Ninguém foi preso. Ao ajuizar a ação, o que se espera é que o imposto devido seja pago.

Além das ações penais, foram entregues panfletos educativos em vários municípios. A população foi orientada a não repassar documentos nem dados pessoas para que outras pessoas abram empresas - são os chamados "laranjas".

Segundo informações do MPE, que combate o crime organizado, o esquema de sonegação fiscal começa com o "laranja". São abertas empresas de fachada - algumas ligadas à organizações criminosas - que não registram a entrada ou a saída dos produtos, uma forma de burlar o fisco.