Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 16 de Novembro de 2024

Economia

MS deve reduzir déficit habitacional de 79 mil para 54 mil casas até 2023

Campo Grande News

19 de Dezembro de 2011 - 17:00

Mato Grosso do Sul deve reduzir o déficit habitacional das atuais 79 mil casas para 54 mil moradias até 2013. A projeção é do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Social e do Conselho Estadual das Cidades, durante aprovação do Plano de Habitação do Estado.

Segundo o secretário de Habitação, Carlos Marun, o plano apresenta as metas para o setor habitacional nos próximos 12 anos e foi elaborado a partir de novos resultados obtidos pela pesquisa do déficit habitacional no Estado.

Segundo Frederico Valente, membro do Conselho das Cidades, para os próximos anos a estimativa de participação do Estado será em torno de 22% em investimento habitacional, tendo por base 1% da arrecadação do Estado, do Município, será de 11% e, da União, 67%.

“A proposta será atender aproximadamente 22% do total do déficit em uma demanda habitacional que crescerá até o ano de 2023”, diz Valente. Segundo ele, atualmente o déficit habitacional atinge 79 mil unidades. O plano prevê a diminuição desse déficit para 53 mil unidades habitacionais até 2023.

O presidente do Conselho Estadual das Cidades e secretário de Habitação, Carlos Marun, o trabalho será árduo para equalizar o déficit habitacional, pois há um crescimento continuo da população. O plano habitacional também traz a mudança da tipologia das casas, que passará a ter uma área de 42 metros quadrado em média, atendendo famílias com renda familiar de zero a cinco salários mínimos. O plano foi discutido durante todo o ano, segundo Marun, lembrando que o documento já está na Caixa para análise e aprovação.