Economia
PIB Industrial do Estado apresenta taxa média de crescimento de 12,57%
Assessoria / WQ
16 de Dezembro de 2011 - 10:22
O PIB (Produto Interno Bruto) Industrial de Mato Grosso do Sul aumentou em 158% no período de 2002 a 2009, saltando de R$ 2,2 bilhões para R$ 5,7 bilhões, o que representa uma taxa média de crescimento anual de 12,57%, ficando à frente de outros setores produtivos do Estado e até mesmo do índice de expansão da economia chinesa - de 9,5% ao ano. Isto é o que demonstra o levantamento do Radar Industrial da Fiems com base nos dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Na avaliação do presidente da Fiems, Sérgio Longen, a evolução do PIB Industrial atesta o vigor de uma nova economia para o Estado. A indústria vem se consolidando, atraindo ainda mais investimento, fortalecendo os negócios para as empresas já instaladas, gerando mais emprego, renda e divisas, disse. Para o líder empresarial, o cenário atual é um indicativo que aponta para a efetiva e irreversível consolidação da diversificação da economia de Mato Grosso do Sul. Ainda somos um Estado jovem. Vamos crescer muito mais, garantiu.
A projeção do radar da Fiems, que indica um crescimento do PIB industrial também para os próximos anos, é mais um estímulo para que empresários prossigam na modernização dos meios de produção em busca de competitividade e sustentabilidade. Temos variedades na produção, boa logística, energia suficiente. Reunimos condições favoráveis para ampliar nosso parque industrial, garantiu.