Economia
Receita paga R$ 109 milhões de restituição do Imposto de Renda em MS nesta segunda
A consulta está aberta desde o dia 24 de julho e o dinheiro será depositado em conta informada durante a declaração do imposto.
Correio do Estado
30 de Julho de 2023 - 19:02
A Receita Federal pagará, nesta segunda-feira (31), o terceiro lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), que contempla 84.264 contribuintes em Mato Grosso do Sul, totalizando o valor de R$ 109.171.332,28.
A consulta está aberta desde o dia 24 de julho e o dinheiro será depositado em conta informada durante a declaração do imposto. Em todo o país, será pago o montante de RS 7,5 bilhões a 5.632.036 pessoas. Ao todo, serão cinco lotes de restituição, sendo o último em setembro.
Recebem a restituição neste lote os contribuintes que entregaram a Declaração do Imposta de Renda até o dia 23 de março, além dos que têm prioridade legal, sendo idosos acima de 80 anos, pessoas com alguma deficiência física, mental ou doença grave, contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Também recebem a restituição neste lote os contribuintes que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber via Pix.
Consulta
Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar o site da Receita Federal. No endereço eletrônico, basta o contribuinte clicar no campo “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar Restituição”.
Na consulta também é possível ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nessa hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.
A Receita disponibiliza ainda o aplicativo Meu Imposto de Renda para tablets e smartphones que facilita a consulta às declarações do IR e à situação cadastral no CPF. Com ele é possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições e a situação cadastral.
Caso a restituição tenha sido liberada, mas o valor não seja creditado, o contribuinte poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, acessando o endereço: https://www.bb.com.br/irpf, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.