Economia
Varejo anuncia que repassará redução do IPI para os consumidores
Walmart e Grupo Pão de Açúcar já estão reduzindo preços; expectativas são de que fogões, geladeiras e lavadoras fiquem 10% mais baratos
IG
01 de Dezembro de 2011 - 14:00
O Grupo Pão de Açúcar, dono das redes Extra, Ponto Frio e Casas Bahia, e o Walmart, que também controla os hipermercados Bompreço no Nordeste, afirmaram que baixaram os preços dos eletrodomésticos após a redução do IPI para linha branca.
O Grupo Pão de Açúcar afirmou que a redução de preços será de aproximadamente 10%. Segundo o Walmart, no caso do fogão, a redução será de 4%, e para geladeiras, máquinas de lavar e tanquinhos, a queda será de 10%.
O assessor econômico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), Altamiro Carvalho, acredita ser possível que os preços dos eletrodomésticos para o consumidor final caiam entre 10% e 15%, segundo a Agência Estado.
Leia também: Governo reduz tributos para estimular consumo
A redução do IPI será válida para produtos em estoques e sobre os quais os varejistas ainda não tenham recolhido o imposto. Mas, se o imposto já tiver sido pago, as empresas não poderão se beneficiar da redução.
O IPI para fogões foi reduzido de 4% para 0%. No caso das geladeiras, o imposto baixou de 15% para 5%. Segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega, as medidas valem para estoques que estão nas lojas até 31 de março.
Em entrevista em Brasília, o ministro informou que foi feito um acordo com os empresários do setor para que a redução de imposto para a indústria fosse repassada aos consumidores.
"As medidas anunciadas pelo governo vão trazer grandes benefícios ao consumidor. A exemplo do que fizemos em 2009, o Grupo Pão de Açúcar irá aplicar as reduções imediatamente e de maneira integral. Essa iniciativa, somada as melhores condições de financiamento e renda devem contribuir com as vendas do varejo, afirmou em nota Eneas Pestana, presidente Grupo Pão de Açúcar.
Para Lourival Kiçula, presidente da Eletros, associação que representa os fabricantes brasileiros de eletroeletrônicos, a decisão do governo foi abençoada, um presente de Natal.
Ele disse ao iG que a medida é muito positiva para o setor, que esperava fechar o ano com vendas no máximo iguais às realizadas em 2010. Agora podemos até fechar o ano levemente acima do resultado obtido no ano passado, afirmou. Agora estamos esperançosos, especialmente com relação às vendas do primeiro trimestre de 2012.
Além de anunciar redução de IPI para produtos de linha branca, o governo também decidiu diminuir o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre crédito ao consumidor, de 3% para 2,5%.
Também será eliminado o IOF de 2% que incide sobre a aplicação de investidores estrangeiros em ações na bolsa de valores.
O setor de alimentos também foi beneficiado, com redução de Pis/Cofins para as massas de 9,25% para zero. O benefício vale até o dia 30 de junho de 2012.